Atrasou: greve dos servidores do Banco Central posterga segunda fase do resgate de valores esquecidos

Em decorrência da greve dos servidores do Banco Central que foi suspensa na semana passada, a implementação da segunda etapa da ferramenta “Valores a Receber” que procura dinheiro esquecido em instituições financeiras foi atrasado. A previsão era que as consultas seriam liberadas na próxima segunda, 2 de maio.

“A greve dos servidores do BC prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). O prazo de retorno do SVR, inicialmente previsto para 2 de maio, será adiado. A nova data será comunicada com a devida antecedência”, disse o Banco Central através de nota.

Os valores a receber podem ser provenientes de recursos remanescentes de contas que foram encerradas ou restituição de cobranças realizadas de forma indevida, por exemplo. Usando a ferramenta, os consumidores podem ainda pedir o pagamento dos recursos.

De acordo com estimativas do Banco Central, existem cerca de R$8 bilhões em valores esquecidos. Na primeira etapa do serviço, foram disponibilizados R$4 bilhões para serem devolvidos.

Passo a passo para conferir se possui valores a receber

  • Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br
  • Digite o seu CPF ou CNPJ para saber se possui valores esquecidos em bancos
  • Caso tenha, guarde a data que o sistema irá informar. Na data indicada é que usuário saberá o valor exato que tem a receber e poderá pedir a transferência, que será feita a partir de 7 de março, no mesmo site.
  • O dinheiro pode ser resgatado através do PIX. No caso dos usuários que não tiverem PIX ou que preferirem indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será efetuado o depósito.

Para ficar sabendo o valor total que receberá de volta, o usuário precisa ter cadastro na plataforma gov.br do governo federal, com nível prata ou ouro.

Na primeira consulta, os clientes dos bancos recebem uma data e um período para fazer a consulta dos valores e pedir o resgate do saldo esquecido. O ano de nascimento da pessoa ou o ano de criação da empresa é o critério utilizado para organizar as datas.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.