Harvard faz recomendação sobre a quantidade de dias ideais para home office; descubra

Modalidade de trabalho que é novidade no Brasil já é realidade há algum tempo em outros países. O home office permite certa personalização no trabalho, estudo realizado pela Universidade de Harvard analisa essa modalidade.

Harvard faz recomendação sobre a quantidade de dias ideais para home office; descubra
Harvard faz recomendação sobre a quantidade de dias ideais para home office; descubra (Imagem: FDR)

O home office é uma modalidade de trabalho que chegou para ficar no Brasil, algumas empresas já adotavam essa prática.

Mas, durante a pandemia, ela acabou se espalhando pela necessidade de distanciamento social.

No trabalho remoto é possível realizar as suas atividades de forma totalmente virtual ou unir o presencial com o virtual, no chamado trabalho híbrido, é exatamente esse o foco de estudo do estudo realizado pela Harvard.

Home office ideal

De acordo com o estudo da Universidade, o trabalho híbrido ideal seria aquele com um ou dois dias presenciais no escritório.

Isso porque, dessa forma, os trabalhadores permanecem com horário flexíveis, mas não ficam totalmente isolados.

O estudo realizado pela Harvard Business School aconteceu durante o verão de 2022, quando 130 funcionários administrativos que passaram por nove semanas de trabalho divididos aleatoriamente em três grupos.

Os resultados obtidos foram os seguintes:

Um grupo gastou menos de 25% de seus dias trabalhando presencialmente no escritório; outros mais de 40% e um terceiro grupo ficou entre os outros dois com o equivalente a dois dias de trabalho presencial.

No final, o grupo que estava trabalhando dois dias presencialmente acabou apresentando um melhor desempenho com um trabalho mais original.

“O trabalho híbrido intermediário é plausivelmente o ponto ideal, onde os trabalhadores desfrutam de flexibilidade e ainda não estão tão isolados em comparação com colegas que trabalham predominantemente em casa. O híbrido intermediário pode oferecer o melhor dos dois mundos”, afirma o artigo da Universidade de Harvard.

O estudo aconteceu em meio a retomada do trabalho presencial em grandes empresas.

E após divulgação de estudo de mostra que executivos seniores afirmam que os trabalhadores que atuam nessa modalidade ainda são desfavorecidos em relação aos presenciais.

Inclusive, o que se percebeu em alguns estudos é que as empresas, por vezes, não ofereceram o suporte adequado para a realização do trabalho remoto, o que afeta diretamente o rendimento do funcionário.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.