Aplicativo ensina educação financeira através de jogos; saiba mais

Aplicativo ensina educação financeira através de jogos. Uma maneira divertida de inserir o tema que tem ganhado força nos últimos anos no dia a dia.

Nunca se ouviu tanto falar em educação financeira como nos últimos tempos, com a crise e pluralidade de setores de investimentos no mercado, entender de finanças é sem dúvida uma necessidade.

 Apesar disso, os números do Brasil referentes ao assunto não são nada bons, de acordo com o último relatório trienal Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) o país é hoje o quarto pior em competência financeira de jovens.

Educação financeira no Brasil 

A educação financeira no Brasil não possui caráter cultural, ou mesmo é vista como uma competência importante de ser adquirida como exemplo da alfabetização. Os ambientes familiares e escolares não preparam seus jovens que concluem a vida escolar e iniciam a vida adulta sem noções básicas para lidar com finanças.

Em 2019, escolas públicas de ensino fundamental precisaram inserir educação financeira em suas grades curriculares de forma transversal, em disciplinas obrigatórias como português, matemática e matérias de humanas. Para o ensino médio, a nova Base Nacional Comum Curricular passa a funcionar ainda em 2022.

Mesmo diante da obrigatoriedade, a educação financeira no ambiente escolar ainda parece ter um caminho longo a percorrer para surtir efeitos nas próximas gerações de jovens adultos ativos no mercado. 

Mooney quer acelerar a disseminação da educação financeira no Brasil

A Mooney é uma startup que visa acelerar o processo de alfabetização financeira do brasileiro por meio de um setor conhecido e valorizado pelo brasileiro, os games.

No app os alunos seguirão aulas e conforme avançam ele ganham pets virtuais. O plano da empresa é envolver dinheiro real dentro da metodologia que se aprende em sala de aula.

O jogo pretende em breve oferecer maneiras de faturar dinheiro e começar investir, segundo o CEO  da Mooney, Fernando Machado. Sem muitos detalhes sobre a novidade, Machado revela que com o jogo, o jovem poderá praticar a educação financeira de modo que lidará com transações e investimentos, uma verdadeira preparação para a vida adulta.

Ainda em 2021 a empresa fechou contrato com escolas particulares e atualmente conta com 70 colégios em sua base, entrando presente em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.