75% das vagas de emprego criadas em 2022 foram para quem concluiu ensino médio ou superior

Cada vez mais o mercado de trabalho está exigindo mais formação dos candidatos. Nesse ano quem não concluiu a educação básica está encontrando mais dificuldade na busca por uma vaga de emprego.

75% das vagas de emprego criadas em 2022 foram para quem concluiu ensino médio ou superior
75% das vagas de emprego criadas em 2022 foram para quem concluiu ensino médio ou superior (Imagem: FDR)

A exigência é cada vez maior para quem está em busca de uma vaga de emprego no Brasil, nesse ano quem tem apenas o nível fundamental está encontrando mais dificuldades em ser empregado.

Nível de instrução X Vagas de emprego

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ó no período de janeiro e fevereiro desse ano, 77,52% das vagas abertas exigiam que os candidatos tivessem ensino médio ou superior completo, representando a maior fatia.

Por outro lado, apenas 0,08% (405 vagas) eram voltadas para pessoas analfabetas, um número muito pequeno se comparado ao percentual de pessoas não alfabetizadas no Brasil; em 2020 o país teve a marca de 11 milhões de pessoas que não sabiam ler ou escrever.

58,63%, ou seja, a maior parte das vagas ficou com quem terminou o ensino médio; no total, 279.578 pessoas do grupo foram empregadas. O índice de contratações de pessoas com ensino superior completo é ainda maior, 18,89%, ou seja, 90.068 profissionais.

Os dados ainda mostram que: 6,33% das contratações foram de trabalhadores com ensino fundamental incompleto; 6,96%, de pessoas com fundamental completo; 6,82% para aqueles com nível médio incompleto; e 2,29% para quem não concluiu um curso superior.

Nesses dois primeiros meses de 2022 o saldo de contratações é positivo, 478.862 profissionais conseguiram conquistar uma posição de trabalho.

Conquista de uma boa posição de trabalho

A única alternativa para quem deseja uma oportunidade de trabalho é realmente concluir ao menos a educação básica (que é encerrada no ensino médio), inclusive, essa pode ser uma alternativa interessante para quem já está empregado, mas deseja conquistar uma oportunidade melhor.

Após isso, cursos de curta duração também podem te levar a outros cargos e a um salário melhor em um curto espaço de tempo.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.