Declarar o IRPF 2022 mesmo sem ser obrigado pode lhe render um bom dinheiro

Deduções do IRPF podem garantir uma boa renda extra. Até o dia 29 de abril, a Receita Federal estará recebendo as declarações do imposto de renda. Este ano, o procedimento é obrigatório para quem recebeu mais que R$ 28 mil durante 2021. Porém, pessoas com uma quantia inferior podem fazer a prestação de contas e ter um retorno financeiro. Entenda.

Declarar o IRPF 2022 mesmo sem ser obrigado pode lhe render um bom dinheiro (Imagem: FDR)
Declarar o IRPF 2022 mesmo sem ser obrigado pode lhe render um bom dinheiro (Imagem: FDR)

A declaração do Imposto de Renda já começou e há muitas pessoas em dúvida quanto a sua obrigatoriedade. Perante o regulamento do IRPF, o repasse só é indispensável para os cidadãos com renda superior a R$ 28.559,70. No entanto, as deduções podem ser pagas em valores inferiores.

Quando a Receita Federal paga as deduções do IRPF?

De modo geral, mesmo não sendo obrigado a declarar, o cidadão tem direito de ter acesso a dedução. O pagamento devolutivo será contabilizado a partir de despesas relacionadas a saúde, pensão, educação, entre outros.

“Muitas vezes os contribuintes tiveram valores tributados, com isso se torna interessante a apresentação da declaração, pois pegarão esses valores de volta como restituição, reajustados pela Taxa de Juros Selic”, explica Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.

Regras Imposto de Renda 2022: Quem é obrigado a fazer a declaração do IRPF?

Mas quem obrigatoriamente precisa declarar o IRPF?

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile