Preços de NFT’s caem quase 50%; o que está acontecendo?

Preços dos NFT’s despencam caindo quase 50% e lliquidez evapora, mas apesar disso ainda parece cedo para afirmar que o mercado não obterá um novo topo.

Nas últimas duas semanas, um token não fungível viu seu preço médio cair em mais de 48% desde o pico alcançado em novembro para US$ 2.500.

Ao mesmo tempo, o setor vê a liquidez evaporar. De acordo com artigo  publicado no último dia 11, pelo Financial Times, diariamente, o volume de negociação na OpenSea, considerado o maior mercado de NFT’s, caiu em 80% para cerca de US$ 50 milhões no mês de março, um após atingir o valor mais alto. O record e em fevereiro foi de US$ 248 milhões. 

Compras e vendas de NFT’s também caem

Ainda segundo o jornal, houve queda no número de contas realizando compras e vendas de NFT’s ao menos uma vez por semana. Após o pico de novembro de 380.000, o número do último balanço foi de 194.000.

Até mesmo os NFT’s mais famosos viram seus preços caírem consideravelmente. De acordo com a OpenSea, um token da Bored Ape, coleção que possui compradores como Snoop Dogg, Neymar, Justin Bieber e Paris Hilton, caiu cerca de 44% nas últimas semanas.

O Bored Ape Yacht Club laçou uma série de 10.000 figurinhas online, os famosos macacos entediados em seu pico chegaram a ser comercializados por US$ 2,7 milhões.

O mercado dos NFT’s reflete o mercado das criptomoedas

Para o Financial Times, o que vem acontecendo com os tokens não fungíveis é um reflexo da queda do Ether, a criptomoeda mais utilizada na compra dos NFT’s. A moeda recuou mais de 40% desde novembro, quando alcançou seu pico.

Ainda é cedo para que seja dado um laudo e decretar o “fim” da ascensão dos NFT’s, segundo o próprio jornal. O mercado apresenta um maior número de compradores do que o número de vendedores, além disso, especialistas afirmam que o momento poderá ser aproveitado pelo setor para a construção de tecnologias que revejam a segurança e a educação financeira de novos investidores. 

YouTube video player
Hannah AragãoHannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.
Sair da versão mobile