Falhas no Itaú geram notificação do Procon; entenda o que aconteceu

O Grupo Itaú foi notificado pelo Procon de São Paulo pelos problemas que os clientes enfrentaram na última semana nos aplicativos e também no site da instituição. De acordo com o órgão, os clientes relataram problemas para entrar em suas contas, fazer transações e ainda erros nos extratos bancários.

Foi solicitado pelo órgão de defesa do consumidor que o Itaú relate quando o problema foi detectado e quais foram as providências tomadas e protocolos de segurança usados. O banco também deve revelar quais serviços foram afetados com a instabilidade e quantos clientes tiveram problemas.

Por fim, o Procon pediu ainda que o Itaú divulgue quais são as medidas usadas para proteger os dados pessoais dos clientes e evitar possíveis vazamentos ou ilícitos de informações.

Falhas 

Segundo o Procon, os usuários não podem ser prejudicados em decorrência de falhas na plataforma do Itaú. Se aconteceu de algum cliente não ter conseguido efetuar uma transação e a instituição não deu nenhuma outra alternativa, o cliente não poderá ser cobrado de multas e juros.

Os clientes que sofreram com falhas no Itaú devem registrar uma reclamação através dos canais de atendimento. Se não for dada uma solução, o consumidor pode entrar em contato com o Procon diretamente.

O Itaú Unibanco disse em nota que fará todos os esclarecimentos pedidos pelo Procon. “O banco informa, ainda, que a origem do problema teve relação com um atraso no processamento interno de dados, sem qualquer risco de integridade ou vazamento de informações de clientes”.

Itaú

Itaú Unibanco, também conhecido como Itaú, é o maior banco brasileiro, com sede na cidade de São Paulo, no estado homônimo. O banco foi criado em 4 de novembro de 2008, a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, duas das maiores instituições financeiras do país, resultando no maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e num dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.

O banco tem suas ações listadas na B3, em São Paulo, e na NYSE, em Nova Iorque. Com 91 anos de história, o Banco Itaú Unibanco possui mais de 90 mil colaboradores, quase 55 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.