Imposto de renda 2022: NFT’s precisam ser declarados?

Receita Federal inclui NFT’s no Imposto de Renda 2022. A partir deste ano, o IR passa a agrupar os códigos de declaração de bens em novos grupos, incluindo o de criptoativos.

As novidades referentes ao Imposto de Renda foram anunciadas durante coletiva realizada na manhã da última quinta-feira (24). De acordo com o anúncio, haverá mudança na declaração de criptomoedas no IR.

Novos códigos para declaração

Segundo informações do Portal Bitcoin, a Receita Federal deverá criar novos códigos para a declaração de stablecoins e das NFT’s, sigla para Tokens Não Fungíveis, a informação confirma a ideia de que quem possui os ativos também precisará declará-los no Imposto de Renda ainda em 2022.

De acordo com o blog Declarando Bitcoin, a contadora Ana Paula Rabello conta que as stablecoins receberão o código 83, enquanto os NFT’s receberão o código 88. Os investidores das criptomoedas usarão agora cinco códigos a depender de seus criptoativos: 81 para Bitcoin, 82 para Altcoins, 83 para Stablecoins, 88 para NFTs, 89 para Tokens.

Grupo dos criptoativos

Durante a coletiva, o IR 2022 irá agrupar os códigos em sete novos grupos, entre eles o de criptoativos. No momento da declaração, o investidor precisará selecionar “criptoativos” e na sequência irá informar o código que melhor se adequa à moeda declarada.

A partir de 2022 o contribuinte pode também informar o rendimento das suas operações na declaração. A declaração dos ativos digitais vale para quem, em 2021, teve um valor superior a R$ 5 mil em criptomoedas. É importante ressaltar que os impostos apenas serão cobrados no caso dos investimentos em criptoativos ultrapassar o limite mensal de isenção de R$ 35 mil. Para um valor maior, a Receita Federal realiza a tributação de maneira progressiva e com base no ganho de capital.

Para os investidores que irão precisar declarar suas criptomoedas no Imposto de Renda 2022, a declaração deve acontecer entre o período de 7 de março e 29 de abril através do programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, liberado ainda em fevereiro.

Para o futuro, ainda são esperadas novas mudanças referente a declaração de criptomoedas no Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.