Novo RG: confira tudo o que você precisa saber sobre o documento

Governo Federal implementa mudanças na documentação da população. Nessa quarta-feira (23), o poder público informou que estará disponibilizando um novo modelo de carteira de identidade (RG) para a população. O objetivo é unificar o número de identificação de cada sujeito através do Cadastro de Pessoas Física (CPF). Entenda os detalhes.

Nessa semana, foi publicado um decreto no Diário Oficial da União no qual informa que a população brasileira terá que elaborar outro documento de identificação pessoal. A carteira de identidade, popularmente conhecida como RG, ganhará um novo formato vinculado ao CPF.

Ela deverá entrar em vigor a partir do dia 1 de março, de modo que todos os institutos de identificação tenham até março de 2023 para se regularizar. Sua consulta poderá ser feita pela internet, a partir da data de recebimento.

O que muda no novo RG?

De modo geral, o modelo apresentado pelo governo traz uma numeração única que pode ser checada por QR code. Isso implica dizer que apenas o número do CPF passará a ser utilizado como referência.

Atualmente, todo cidadão recorre ao RG e ao CPF para cadastros e identificação. A nova proposta espera reunir ambos em um único documento que será valido em território nacional e internacional.

Como fazer minha nova carteira de identidade?

Para ter acesso ao novo modelo, é preciso entrar em contato com as secretarias de Segurança Pública do seu estado. A emissão será totalmente gratuita.

O que acontece com a carteira de identidade atual?

Quem optar por permanecer com o atual modelo do RG, não terá problemas. Ele segue válido por até 10 anos para população de até 60 anos. Para quem tem mais de 60 anos, o documento ainda será aceito “por prazo indeterminado”.

Quais os dados presentes em minha identidade?

  • Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;
  • Identificação do ente federativo que a expediu;
  • Identificação do órgão expedidor;
  • Número do registro geral nacional;
  • Nome, a filiação, o sexo, a nacionalidade, o local e a data de nascimento do titular;
  • Número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular ou, se não houver, de forma resumida, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento ou casamento;
  • Fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, de acordo com o padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), a assinatura e a impressão digital do polegar direito do titular;
  • Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
  • Expressão “Válida em todo o território nacional”;
  • Data de validade, o local e a data de expedição do documento;
  • Código de barras bidimensional no padrão QR Code;
  • Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão estabelecido pela OACI.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.