Os pagamentos de benefícios do INSS com valor de um salário mínimo começaram na segunda-feira, 21 de fevereiro, e continuam até sexta, 25, quando serão interrompidos devido ao Carnaval. Retomam apenas em 3 de março, quinta-feira, e terminam em 9 de março.
A ordem dos pagamentos se dá de acordo com o final do Número do Benefício (NB), ou seja, de acordo com o número que vem antes do dígito verificador. Nesta quinta-feira (24), serão pagos aqueles com final 4.
Até aqui, foram pagos os benefícios com final 1, na segunda-feira (21); final 2, na terça-feira (22); e final 3, na quarta-feira (23). Amanhã será a vez dos benefícios com NB terminando em 5, e os pagamentos retornam na semana que vem, com NB final 6.
O cronograma dos benefícios maiores que um salário mínimo é um pouco diferente, já que ele começa alguns dias mais tarde e prevê o pagamento de dois grupos de beneficiários a cada dia. Confira a seguir os dois cronogramas completos para fevereiro/março.
Benefícios de um salário mínimo
- Final 1: 21 de fevereiro
- Final 2: 22 de fevereiro
- Final 3: 23 de fevereiro
- Final 4: 24 de fevereiro
- Final 5: 25 de fevereiro
- Final 6: 3 de março
- Final 7: 4 de março
- Final 8: 7 de março
- Final 9: 8 de março
- Final 0: 9 de março
Benefícios maiores que um salário mínimo
- Final 1 e 6: 3 de março
- Final 2 e 7: 4 de março
- Final 3 e 8: 7 de março
- Final 4 e 9: 8 de março
- Final 5 e 0: 9 de março
Os beneficiários têm 90 dias para sacar o benefício. Depois desse prazo, o dinheiro volta para o INSS.
Caso o depósito não tenha sido realizado no dia previsto, é possível requerer o pagamento atrasado através do Meu INSS: “Agendamentos/Solicitações” > “Novo Requerimento” > “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.
Como consultar dia de pagamento do INSS?
Como dissemos acima, os pagamentos são feitos de acordo com o último algarismo do Número do Benefício. Você pode consultar seu NB de quatro formas:
- PIS/PASEP: é o mesmo número do benefício do INSS, para aqueles que recebem ou recebiam o abono salarial
- Através da carta de concessão ou liberação do benefício, onde consta o NB
- Entrando em contato pelo telefone 135; será preciso informar CPF
- Acessando o Meu INSS, na versão site ou app. Por ele, também é possível consultar o calendário completo e o valor do benefício, além de vários outros serviços.