Transferência de veículos poderá ser feita por meio digital; saiba como vai funcionar

Transferência de veículo agora pode ser feita totalmente pela internet. Nessa terça-feira (15), o Ministério da Economia informou que os proprietários de automóveis utilizados agora podem fazer a portabilidade do documento através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Saiba mais abaixo.

Ao vender um carro utilizado, o cidadão precisa ficar atento ao processo de transferência da documentação. Normalmente ela era realizada nas unidades do Detran, mas agora pode ser feita pela internet, no app da Carteira Digital de Trânsito.

Ao realizar o procedimento, o cidadão comprova o repasse e o comprador tem como alegar a titularidade do veículo. Com a transição para o virtual, não será mais obrigatório andar com um papel que ateste a legalização da venda.

Como fazer a transferência pela internet?

Para fazer a portabilidade, é preciso primeiro de conectar ao app da CDT. Lá, informe os dados de identificação do veículo e do comprador. Depois, vá até a plataforma gov.br, e valide o envio.

De acordo com o comunicado oficial, “na operação, o vendedor acessará o aplicativo da CDT, informará o CPF do comprador e assinará digitalmente. O comprador receberá a notificação e repetirá o processo. A autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal”.

Documentos para validação da transferência

  • RG ou CNH;
  • comprovante de endereço;
  • registro de que o carro não tem débitos ou dívidas;
  • comprovante de pagamento da taxa de transferência;
  • original do CRV do antigo proprietário devidamente preenchido em nome do comprador com assinatura reconhecida;
  • comprovante de pagamento da taxa de emissão do novo CRV;
  • formulário do Renavam preenchido.

Passo a passo pra se conectar na CNH Digital

  • Após criar a conta, o usuário precisa ir até a loja de aplicativos de seu celular e digitar na barra de busca: “Carteira Digital de Trânsito”.
  • Verifique se é o aplicativo correto e clique em instalar. É preciso constar a certificação “Serpro”, como mostra a imagem abaixo.
  • Com o aplicativo instalado, o ícone aparecerá automaticamente na tela inicial de seu celular.
  • Ao abrir do aplicativo, o sistema pede para que você clique em um link que vai redirecioná-lo para o site do Governo Federal, no qual a conta foi criada. Isso é necessário somente no primeiro acesso.
  • Ao entrar no site, basta colocar o seu CPF e a senha para liberar o acesso ao aplicativo.
  • Após o CPF e a senha serem validados, o usuário vai precisar colocar o número de celular, com o DDD, para que receba um código de verificação.
  • Após o preenchimento do número de celular, você receberá um código por SMS para inserir no campo solicitado e desbloquear o aplicativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.