Vestibulandos devem ficar atentos aos prazos do Sisu. Nessa terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) abrirá as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada de 2022. O programa funciona como a porta de entrada para as universidades públicas. Saiba os detalhes da candidatura no texto abaixo.
O Sisu é o meio pelo qual os vestibulandos pleiteiam uma vaga nas universidades públicas. Ele funciona como um sistema de seleção, onde o estudante precisa selecionar a instituição e curso que deseja se candidatar e aguardar a classificação em comparação com os demais candidatos.
Como me inscrever no Sisu?
A candidatura deve ser feita através da página oficial do programa. As inscrições serão abertas na terça-feira (15) e encerradas na sexta-feira (18). Após esse prazo, o MEC irá liberar a lista com a classificação e aprovação em cada curso e universidade específica.
“No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas dos cursos oferecidos pelas universidades como: ampla concorrência ou cotista. Em geral, essa divisão ocorre reservando 50% para ambas modalidades. Caso o aluno opte por se inscrever como cotista, existem três tipos: alunos de escola pública, pessoas de baixa renda e ações afirmativas, que são estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas”, explica o gestor da área de ciências da natureza do Colégio Motivo, Antonio Lorena, em entrevista à Folha de Pernambuco.
“O aluno deve entrar todos os dias no sistema, verificar se de fato a opção de curso está selecionada corretamente e acompanhar a evolução das notas de corte no período de inscrição. Podemos perceber uma oscilação da nota de corte muito grande em alguns cursos. Estar atento a isso é de extrema importância, evitando assim futuras frustrações”, relata o professor.
Cronograma do Sisu
- Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
- Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
- Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
- Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
- Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março
Quantitativo de vagas
De acordo com dados do Ministério da Educação, nessa seleção serão ofertadas 221.790 vagas em 125 instituições públicas (estaduais e federais). São 6.146 cursos de graduação.