Carreira: Confira 5 dicas para se destacar na busca por emprego

Segundo a última Pesquisa Nacional de Desenvolvimento (PNAD), referente ao trimestre de agosto a outubro, a população desempregada chegou a 12,9 milhões de pessoas, uma redução de 10,4% (1,5 milhão a menos de pessoas), na comparação com o trimestre encerrado em julho.

Em meio a um cenário que aponta o reaquecimento em diversos setores, Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, dá dicas para quem quer aproveitar a oportunidade para se destacar e se recolocar no mercado de trabalho.

Acredite nas redes e fortaleça o networking

Uma dica valiosa é cultivar uma rede de contatos. “Atualmente existem comunidades virtuais, que podem fazer a conexão do candidato com empresas que têm vagas disponíveis”, afirma Gabriela.

Entre essas comunidades está o LinkedIn, a rede mais usada para assuntos relacionados a empregos e carreira. “ Estar presente com informações e conteúdos relevantes e atualizados nesta rede social pode atrair os recrutadores, que usam a rede como uma das ferramentas de seleção”, diz Gabriela.

Ela destaca que também é importante estar presente em grupos nas redes sociais como Facebook, por exemplo, em que existem grupos específicos para cada área de atuação e cidade, e que também informam vagas disponíveis.

Verbalize que está em busca de emprego

Informar ex-colegas que está em busca de uma oportunidade de emprego é uma tarefa simples. “Muitas vezes, o candidato esconde que está desempregado por vergonha, mas informar ao mercado que está disponível para uma nova oportunidade aumenta as chances de recolocação”, avalia Gabriela.

Esteja preparado para a entrevista

Assim que receber o contato para a entrevista reserve um tempo para pesquisar sobre a empresa. Os principais tópicos são: área de atuação, tempo de mercado e ações atuais e relevantes que estejam no site ou tenham sido noticiadas pela imprensa.

Com essas informações, o candidato se torna mais preparado para fazer perguntas relevantes e demonstrar ainda mais interesse pela vaga. “Chegar com essas informações é um indicativo de que o candidato está interessado e é proativo” afirma Gabriela.

Fuja da zona de conforto

Para Mative é importante que o candidato se mantenha atualizado e invista em capacitação profissional. “Estar em sintonia com o que o mercado aponta como qualidades necessárias é fundamental não só para encontrar um novo emprego, mas para performar da melhor maneira, após a contratação”, destaca.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Victor Barboza
Editor-chefe do portal de notícias FDR. É responsável por toda a apuração e compartilhamento de informações, sempre presando pela qualidade e independências das notícias veiculadas. Especialista em finanças. Possui MBA em Gestão de Negócios pela USP e Graduação em Gestão Financeira pela Estácio. Possui especializações e trabalhos acadêmicos nas áreas de educação financeira, investimentos, fintechs, gestão empresarial e psicologia econômica. É fundador da GFCriativa e Co-Fundador da Fincatch. Trabalhou com gestão financeira nas startups Tendere e Strategy Manager.