IPTU no Recife: Prefeitura divulga calendário com início em fevereiro e chances de desconto

Moradores do Recife começam a pagar IPTU. A partir deste mês, a população local retoma os repasses do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O primeiro carnê está com data de vencimento prevista para o próximo dia 10, podendo garantir descontos de até 10% de desconto. Confira os detalhes abaixo.

IPTU no Recife: Prefeitura divulga calendário com início em fevereiro e chances de desconto (Imagem: FDR)
IPTU no Recife: Prefeitura divulga calendário com início em fevereiro e chances de desconto (Imagem: FDR)

O pagamento do IPTU foi iniciado em diversas cidades brasileiras. Para quem reside em Recife (PE), a primeira cobrança acontece no dia 10 de fevereiro. Aqueles que optarem pela cota única, ou seja, quitação do valor total, terão 10% de descontos. Porém, o imposto pode ainda ser parcelado em até dez vezes.

Prazos de pagamento

Quem optar pela divisão da quantia, devera fazer o pagamento até o dia 10 de cada mês, ficando sujeito a pagar juros em caso de atraso. A primeira parcela se inicia em fevereiro e irá até o fim do ano. Nesse caso, não há reajustes ou descontos.

Como acessar os carnês de cobrança do IPTU Recife?

Para ter acesso as guias de pagamento são preciso se conectar ao portal da Prefeitura. Para isso, basta fazer no login no Acesso Rápido do Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br), ou no aplicativo Conecta Recife, onde também é disponibilizado um QR code ou o código numérico para quitar o boleto por meio do PIX.

IPTU 2022: Consulta, Valor, Guia de Pagamento e Emissão de 2ª Via

Detalhes sobre os descontos

Quem estava adimplente até o dia 30 de novembro, terá acesso a diminuição de 10% através da cota única. Além disso, também adimplente, ou seja, sem dúvidas, ganhará 5% de reajuste no caso do parcelamento.

“Iniciamos mais um ano de muito trabalho por parte da Prefeitura, que precisará se manter próxima da população. O IPTU traz uma receita importante para a nossa gestão e que a gente conta para transformar todas as áreas de interesse público da cidade, como saúde, educação e urbanização. Em 2021, mostramos que estamos em busca permanente por reduzir despesas e elevar receitas, para seguir solucionando problemas da cidade e elevando os serviços oferecidos às pessoas. E tudo isso só funciona a partir do financiamento da sociedade por meio de tributos como o IPTU. Estamos conseguindo entregar muitas coisas e o plano é avançar ainda mais”, detalha a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile