INSS: Polícia Federal realiza operação contra fraudes; saiba mais

Na última quinta-feira (27), a Polícia Federal realizou uma operação contra fraudes na concessão de Auxílio doença do INSS. A ação aconteceu na capital paulista e em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo).

A operação da Polícia Federal envolvendo a concessão do Auxílio doença resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nas residências de dois servidores públicos e na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em que eles trabalhavam.

De acordo com a Polícia Federal, a ação criminosa ocorria quando o servidor do INSS, que foi alvo da operação, realizava a remarcação das perícias médicas para médicos peritos que participavam do esquema fraudulento.

Ambos os servidores do INSS cobravam, segundo a investigação, propina para que os segurados fossem afastados do trabalho e recebessem o Auxílio doença. Segundo a Polícia Federal, o perito médico foi afastado judicialmente de suas funções.

As investigações tiveram apoio do Núcleo de Inteligência da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência e do Monitoramento Operacional de Benefícios (MOB) do INSS.

INSS: Doenças que dão direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez

Auxílio doença do INSS

O Auxílio doença é concedido ao trabalhador quando este precisa se ausentar de suas atividades por motivo de doença que não tem relação com o serviço ou quando o problema ocorre no trabalho ou se trata de uma lesão ocasionada pelo serviço exercido na empresa.

Para receber o Auxílio por incapacidade temporária é preciso que o afastamento seja de mais de 15 dias corrido, devido à mesma doença ou intercalados em um prazo de 60 dias.

Critérios do Auxílio doença do INSS

Como solicitar o auxílio doença do INSS?

O benefício pode ser solicitado pelo número de telefone da Central de Atendimento do INSS 135, que funciona das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília.

Outra opção é fazer o pedido do Auxílio doença pelo portal ou aplicativo Meu INSS. Para isso, é necessário ter o cadastro ou realiza-lo informando o CPF e criando uma senha de acesso no portal Gov.br. Veja abaixo o passo a passo:

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile