Financiamento Imobiliário da Caixa vai ficar mais caro; confira novos valores

A Caixa Econômica está comunicando os agentes imobiliários que a sua taxa de juro do crédito com recursos da poupança (SBPE) para financiar a compra de imóveis vai aumentar no mês que vem.

A taxa reduzida que é cobrada de clientes que mantêm relacionamento com a Caixa, o maior financiador imobiliário do Brasil, vai subir dos atuais 8,3% ao ano para 8,7% ao ano, com acréscimo da Taxa Referencial, a partir do primeiro dia de fevereiro, de acordo com material de divulgação revelado pelo Reuters. Nada muda para a taxa balcão, que permanece em 8,99% a.a.

A partir deste aumento, o banco começa a praticar uma taxa de juros mais próxima da oferecida pelos concorrentes do setor privado. A taxa oferecida pelo Santander Brasil parte de 9,99% ao ano, ante 9,5% de Bradesco e 9,1% do Itaú Unibanco, todas com acréscimo da TR.

A alteração foi efetivada dias depois que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ter previsto um aumento de 10% das concessões de empréstimos para compra de imóveis neste ano, em entrevista à Reuters, dizendo que possui taxas de juros mais baixas do que grande parte dos concorrentes.

A Caixa disse em nota que haverá uma “adequação nas condições para aplicação de redutores… a depender do relacionamento do cliente com o banco” e que “continuará tendo as melhores taxas de juros do mercado”.

Caixa lança linha de crédito para pescadores

A Caixa lançou uma nova linha de crédito com foco nos pescadores artesanais que se enquadram no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

O banco preparou duas modalidades dentro da novo financiamento. Na linha de custeio, os interessados poderão contratar até R$250 mil e o dinheiro pode ser empregado no financiamento de despesas decorrentes da captura do pescado e da conservação de embarcações e equipamentos.

Já na linha de investimentos, o pescador poderá financiar até R$200 mil para a compra e reforma de maquinário e equipamentos, assim como, para construção, ampliação e melhorias nas estruturas para seu trabalho.

A taxa de juros da linha partirá de 3% ao ano e o prazo de reembolso dos empréstimos é de 12 meses para a modalidade de custeio da atividade pesqueira e de até 120 meses para a modalidade de investimento.

A Caixa explicou que para ambas as modalidades, o crédito poderá ser pedido por pescadores que trabalham como pessoa física ou jurídica e que detém a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ou inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.