Corretora indica as 10 ações que devem pagar mais dividendos em 2022; confira

Os investidores que apostaram em renda passiva, especialmente em ações de commodities, obtiveram bons dividendos, apesar da queda do Ibovespa em 2021. Esta alta do minério de ferro reforçou o caixa de empresas como Usiminas, Gerdau e Vale.

Também aproveitaram o bom momento, empresas como a Metalúrgica Gerdau, holding que controla a Gerdau, e a Bradespar (BRAP4), holding controlada pelo Bradesco que investe em Vale e garantiam bons dividendos no último ano.

O setor de alimentos também trouxe ótimos rendimentos provenientes do bom ciclo do gado nos EUA e com o câmbio ajudando a forte geração de caixa de frigoríficos como JBS e Marfrig, que mantêm  a maior parcela de suas operações no mercado americano.

Como será em 2022

De acordo com a Genial Investimentos, este ano, o cenário será desafiador. “O fator juros no Brasil e no mundo deverá influenciar bastante nas estratégias das empresas sobre a distribuição de dividendos”, disse ao MoneyTimes.

Porém, mesmo com esse cenário, a Genial espera que o setor ligado as commodities permaneça sendo destaque na distribuição de dividendos em decorrência do bom ciclo do mineiro de ferro e do petróleo. “o que possibilita uma forte geração de caixa, enquanto não foram feitos grandes investimentos nos últimos anos para aumento da capacidade produtiva”.

Os grandes bancos, por sua vez, devem manter as políticas de distribuição de proventos como forma de chamar a atenção de investidores com perfil conservador em um ano de volatilidade alta.

“O mesmo movimento deve ocorrer no setor elétrico, com destaque para as transmissoras de energia, que seguem sendo beneficiadas pela inflação mais alta”, disse a Genial

Já os setores influenciados pela alta da Selic em 2021, por sua vez, como construção civil, varejo e small caps, devem aproveitar 2022 para manter seus níveis de alavancagem, ao passo que desejam  estar disponíveis para eventos de fusões e aquisições. “Assim, não devem ser destaque na distribuição de dividendos”, finalizou a corretora.

tabela completa:

Posição Empresa Ticker Dividend Yeld Frequência
1 Petrobras PETR4 21,20% Irregular
2 Petrobras PETR3 17,60% Irregular
3 Bradespar BRAP4 12,20% Irregular
4 Braskem BRKM5 12,00% Irregular
5 CPFL Energia CPFE3 11% Irregular
6 Copel CPLE6 10,80% Irregular
7 Banco do Brasil BBAS3 10,60% Trimestral
8 BB Seguridade BBSE3 9,50% Semestral
9 Cyrela CYRE3 9,40% Semestral
10 Vale VALE3 9,20% Irregular

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.