Afinal, quem recebe o lote residual do Imposto de Renda? Descubra!

Nesta semana a Receita Federal anunciou a abertura de consulta ao lote residual do Imposto de Renda 2021. Mas, afinal, como esse tipo de restituição funciona? Já que habitualmente o contribuinte é incluso em um dos cinco lotes pagos no ano, referente a restituição da declaração vigente.

Afinal, quem recebe o lote residual do Imposto de Renda? Descubra!
Afinal, quem recebe o lote residual do Imposto de Renda? Descubra! (Imagem: FDR)

O lote residual nada mais é do que um pagamento para regularizar o que é de direito do cidadão. São inclusos nesse grupo aqueles que caíram na malha fina, mas efetuaram a correção a tempo de receber a restituição.

O pagamento dessa vez vale tanto para as declarações do Imposto de Renda de 2021, como para as mais antigas. Desde que tenha sido feita a devida regularização junto a Receita Federal.

A quantia será liberada na próxima segunda-feira, dia 31. Na ocasião foram inclusos 240.744 contribuintes, o que vai gerar uma movimentação de R$ 281,9 milhões.

Ganham prioridade no recebimento os contribuintes que se enquadram nas condições de: idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Quem é pego na malha fina da Receita Federal?

Para quem não sabe, existem consequências em deixar de enviar e pagar a declaração do Imposto de Renda. Entre elas, a de cair na malha fina da Receita Federal.

Além de deixar de enviar o documento, quem o apresenta com erros e inconsistências também será punido. O CPF do cidadão pode ficar restrito, a conta corrente bloqueada, e este deixa de receber a restituição no momento correto.

Mas há como reverter essa situação. Quem percebeu que caiu na malha fina, deve reenviar a declaração ou fazê-la pela primeira vez. Basta acessar o portal da Receita Federal, ou o e-Cac e selecionar a opção “Declaração retificadora”.

Após uma nova análise da Receita Federal, o CPF do cidadão deixa de ficar restrito e este quando tem direito é incluso no lote de restituição residual do Imposto.

Consulta do lote residual da restituição do Imposto de Renda

Quem regularizou o documento recentemente, e aguardava o pagamento da restituição, pode consultar se foi incluso no lote residual.

Existem dois portais para verificação:

Basta informar o CPF e data de nascimento para saber se o valor foi depositado. A quantia será direcionada no dia 31 de janeiro, na conta corrente em que o contribuinte incluiu na declaração.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.