Quando o ENEM 2022 vai acontecer? Veja previsão do Ministro da Educação

Ministro da Educação divulgou em suas redes sociais as datas do ENEM 2022. O exame deve ser aplicado no mês de novembro, como era costume antes da pandemia; saiba mais.

Quando o ENEM 2022 vai acontecer? Veja previsão do Ministro da Educação
Quando o ENEM 2022 vai acontecer? Veja previsão do Ministro da Educação (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 já tem data para acontecer, mesmo antes da divulgação do resultado da edição de 2021.

Nessa próxima edição o exame volta as suas “raízes” e deve acontecer no mesmo mês em que tradicionalmente foi aplicado nos anos anteriores, ou seja, novembro, nos dias 13 e 20.

A data foi divulgada pelo Ministro da Educação em uma rede social e depois confirmada na publicação do cronograma de aplicação de exames e avaliações do INEP, feita no D.O.U.

A publicação deste cronograma demostra o fortalecimento da governança da autarquia. A atual gestão do Inep busca maior efetividade dos processos de avaliação com transparência e em plena sinergia com MEC”, escreveu Ribeiro no Twitter.

Enem 2022

Diante das últimas notícias sobre o exame resolvemos trazer uma sessão de perguntas e respostas que pode te ajudar a entender melhor o Enem 2022.

– Por que as datas de aplicação já foram divulgadas?

Essa divulgação pegou muita gente de surpresa, mas ela faz parte da estratégia do INEP de oferecer mais transparência para a população.

E não foi só a data do Enem 2022 que foi divulgada, outros exames também já têm data marcada.

– Tem mudança no Enem 2022?

Até o momento não há mudança, nos últimos meses ouvimos falar bastante sobre alterações no exame por conta do Novo Ensino Médio.

Mas, elas não devem começar a ser aplicadas agora.

Até porque nesse primeiro momento as mudanças no ensino médio serão válidas apenas para os estantes do 1º ano do ensino médio.

– A aplicação de 2022 deve acontecer normalmente?

Ainda é cedo para falar se os protocolos de biossegurança que foram utilizados nas duas últimas aplicações continuarão a ser válidos ou se haverá um afrouxamento.

– Vai ter aplicação do Enem Seriado em 2022?

Teoricamente esse projeto continua engavetado, agora mais do que nunca por conta da implantação do Novo Ensino Médio.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.