SiSU, ProUni e Fies: Como funcionam as notas de corte para cada processo seletivo?

A partir do próximo mês os estudantes poderão se inscrever no SiSU, ProUni e Fies. Os três programas atendem a públicos diferentes, mas possuem em comum o uso do Enem e a da nota de corte.

SiSU, ProUni e Fies: Como funcionam as notas de corte para cada processo seletivo?
SiSU, ProUni e Fies: Como funcionam as notas de corte para cada processo seletivo? (Imagem: FDR)

Com a aproximação da data de divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 os estudantes já começam a fazer buscar por formas de utilizar o desempenho para começar um curso de nível superior.

As formas mais comuns de se utilizar a nota do Enem são o SiSU, ProUni e Fies, cada um possui as regras, cronograma e público específico; mas, compartilham o sistema de nota de corte em comum.

Nota de corte do SiSU, ProUni e Fies

Essa nota de corte serve para ajudar o candidato no processo de inscrição.

Pois, ele pode ir monitorando a sua nota e até mesmo trocar de curso ou de instituição, caso seu desempenho esteja abaixo da nota de corte.

É importante lembrar que essa nota não garante o acesso à vaga.

Mas, pode dar ao candidato uma noção se é possível conseguir entrar naquela instituição ou não.

Nos três programas (SiSU, ProUni e Fies) esse sistema funciona basicamente da mesma forma.

Ela é calculada com base no número de vagas disponíveis e de candidatos inscritos.

Por isso algumas cosas precisa ficar claras para os candidatos:

  1. Durante o período de inscrição a nota de corte varia de um dia para o outro por conta da entrada e saída de candidatos.
  2. De um ano para o outro esse número pode ser diferente, justamente por depender da quantidade de inscritos e de vagas.
  3. A nota de corte varia de acordo com a modalidade da vaga, ou seja, em ampla concorrência ou nas vagas destinadas aos estudantes da escolha pública os números podem ser diferentes.
  4. A nota de corte no ProUni e Fies (programas que oferecem oportunidades em instituições particulares) podem ser diferentes, ainda que no mesmo curso da mesma instituição.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.