Nesta segunda-feira (24), A receita Federal abre consulta do lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do mês de janeiro de 2022. Esse lote também permite consulta a restituições do IR residuais de exercícios anteriores.
O lote residual está disponível aos contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos — por inconsistência na declaração do Imposto de Renda — mas corrigiram as pendências com a Receita Federal.
O crédito bancário para 240 mil contribuintes será feito no dia 31 de janeiro. O valor total será de R$ 281,9 milhões.
Desse total, R$ 96,6 milhões será direcionado aos contribuintes com prioridade legal, sendo:
- 3.586 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 28.358 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 2.129 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- e 9.233 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Essa restituição ainda abrange 197,4 mil contribuintes não prioritários que enviaram a declaração até o dia 16 de janeiro deste ano.
Como realizar a consulta a restituições do IR
Para verificar se a restituição está disponível, basta acessar a página da Receita Federal na internet. Caso a declaração tenha alguma pendência, a pessoa poderá retificar o documento — corrigindo os dados que estiverem errados.
A Receita ainda oferece aplicativo — para smartphones e tablets — que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições, e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Pagamento das restituições do IR
O pagamento da restituição do IR acontece diretamente na conta bancária indicada na declaração. Caso, por alguma razão, o crédito não for realizado (se a conta informada foi desativada, por exemplo), o dinheiro ficará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Nessa hipótese, a pessoa poderá reagendar o crédito das quantias pelo Portal BB. Ainda é possível ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar a quantia da restituição em até 1 ano, será preciso requerer pelo Portal e-CAC — acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.