IPVA 2022: Como pagar via PIX com desconto ou cartão de crédito parcelado?

O IPVA é um dos impostos que devem ser pagos todo início de ano. Em alguns estados já é possível pagar o tributo através do PIX, trazendo mais agilidade na transação. Confira alguns destes estados que já aceitam pagamento de tributos via PIX ou cartão.

Piauí

A Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) do Piauí disponibilizou o sistema para pagamentos de tributos como ICMS, IPVA e ITCMD através do PIX.

Os contribuintes que, por exemplo, costumam emitir o boleto do IPVA no site da Sefaz, o processo é muito simples. É só clicar em Darweb, inserir os dados do veículo e quando  aparecer as opções de pagamento, selecione o PIX.

Quando o contribuinte seleciona o pagamento através do PIX, ele emite o boleto que contém um código QR, que pode ser pago em qualquer instituição financeira que aceite a modalidade e também nos aplicativos dos bancos.

A operação é finalizada em apenas alguns segundos e o pagamento recebe baixa em até 15 minutos, diz o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior.

Paraná

No estado já está em vigor a nova Guia de Recolhimento de taxas e impostos estaduais. O novo modelo, segundo informações da Sefa (Secretaria Estadual da Fazenda), permitirá pagamentos via PIX.

Estas guias são utilizadas para o pagamento de impostos como IPVA, ICMS, ITCMD e taxas ambientais, de concursos públicos, dos Bombeiros e da emissão de RG.

A partir desta alteração, as guias serão emitidas no site da Secretaria da Fazenda já com um QR Code que permitirá os pagamentos via PIX.

Para efetuar o pagamento da guia através do PIX, é necessário acessar o aplicativo do banco, selecionar a opção “pagar um débito com Pix” e apontar a câmera do celular para o QR Code que fica no canto superior direito da guia.

O pagamentos podem ser feitos através do aplicativo de qualquer banco. Anteriormente, os pagamentos dos tributos e das taxas estaduais só podiam ser efetuados nos bancos credenciados. 

São Paulo 

Os vencimentos do IPVA em São Paulo já estão em vigor e neste ano, os contribuintes podem contar com uma nova forma de pagamento. O Zul+, a principal Autotech da América Latina, permite o pagamento do IPVA e do licenciamento de forma rápida através do PIX ou também parcelado no cartão de crédito em até 12 parcelas.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.