IPVA 2022: ainda é possível pagar imposto com desconto em São Paulo?

O IPVA 2022 em São Paulo traz algumas novidades. Uma das principais é a possibilidade de obter três tipos de desconto. O maior deles, de 9% sobre o valor total, valia até a última sexta-feira (21), quando os proprietários com placa final 0 (zero) puderam quitar a cota única.

Mas quem não quitou o IPVA 2022 até essa data pode obter outros descontos. Os motoristas que pagarem a cota única em fevereiro ou parcelar o imposto em 5 vezes terão direito a desconto de 5%, válido para todos os tipos de veículo.

O terceiro desconto previsto é de 3% para quem adquirir um veículo novo neste ano e quitar o IPVA integralmente até 5 dias após a compra.

Confira como ficou o calendário de pagamentos do IPVA 2022, dividido em duas categorias de veículos.

Calendário IPVA São Paulo 2022

Calendário ipva SP 2022 carros, motocicletas calendário ipva SP 2022 caminhões

Houve reajuste no IPVA 2022?

Não. O governo estadual não aplicou nenhuma mudança nas alíquotas do IPVA. Porém, os contribuintes devem pagar um imposto maior este ano devido à inflação no mercado de veículos. Estima-se um aumento médio de 22,5%, considerando a elevação dos valores da tabela FIPE em São Paulo.

As alíquotas continuam as mesmas:

  • 4% para carros de passeio
  • 2% para motos, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e maquinas pesadas
  • 1,5% para caminhões

A exceção são os veículos de locadoras, que pagarão 1% de imposto este ano (antes pagavam 4%).

Atraso no IPVA e licenciamento

O atraso no pagamento do IPVA em São Paulo gera multa de 0,33% por dia, com limite de 20% até o 60º dia. Após esse período, se a inadimplência continuar, a multa é elevada para 40%. Além disso, há cobrança de juros de mora corresponde à inflação e inscrição do nome em órgãos de proteção ao crédito.

A principal consequência para o motorista de não pagar o IPVA é não poder fazer o licenciamento do veículo. Sem esse procedimento, ele fica proibido de conduzir, correndo o risco de ter o veículo apreendido, perder pontos na CNH e pagar multa em caso de descumprimento.

A taxa de licenciamento este ano terá vencimentos de julho a dezembro, para a maioria dos veículos, e de outubro a dezembro para caminhões. O valor será o mesmo para todos os proprietários – R$ 144,86 – e não haverá desconto para quem pagar antecipadamente. O pagamento da taxa, inclusive, já está disponível.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.