Feriado em SP: Bolsa de Valores e bancos irão abrir terça-feira (25)?

Nesta terça, 25, a Cidade de São Paulo comemora 468 anos e o feriado pode afetar o funcionamento de alguns serviços. Este não será o caso da Bolsa de Valores, B3, e também dos bancos que terão expediente normal. 

De acordo com o comunicado dado em novembro de 2020, a partir deste ano, os negócios na bolsa brasileira, sediada em São Paulo, só serão paralisados em feriados nacionais. De acordo com a B3 neste comunicado, a alteração tem o objetivo de adequar o calendário nacional ao das principais bolsas de valores pelo mundo, além de permitir que investidores de outros locais do país possam operar.

Neste sentido, nos próximos feriados de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) e 20 de novembro (Consciência Negra), também serão realizados pregões, quando eles caírem em dias úteis. Em 2022, essas outras duas datas comemorativas cairão no fim de semana.

Bancos 

Sobre o sistema bancário, as agências irão funcionar normalmente no feriado, pois os bancos aderiram ao megaferiado de março de 2021, na capital paulista. Na época, o então prefeito da capital,  Bruno Covas, antecipou diversos feriados na tentativa de segurar a circulação de pessoas e o avanço do coronavírus na cidade.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), destacou através de comunicado que no dia 25 haverá compensação bancária e, sendo assim, as contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras), assim como os carnês de pagamento com vencimento nesta data devem ser pagos em seu vencimento. Os pagamentos de benefícios do INSS serão realizados de forma normal.

“No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de SP, as agências bancárias funcionarão, pois o feriado foi antecipado para 30/03/21, devido ao Decreto 60.131/2021”, informou a Febraban.

Além do feriado da Consciência Negra, outro feriado também foi adiantado no ano passado, o de Corpus Christi , que em 2022 cairá em 16 de junho.

Na última sexta, 21, O governador Joao Doria (PSDB) assinou um decreto,  publicado no Diário Oficial, em que determina o feriado da capital como ponto facultativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.