Se você é morador da cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e trabalha na área da cultura, tem até hoje (24) para solicitar o valor de R$ 800 do auxílio emergencial. De acordo com o edital disponibilizado pela Prefeitura Municipal, existem pelo menos 500 vagas para beneficiar o público alvo.
O programa surgiu após uma ação entre o governo municipal e estadual, e pretende contemplar os que foram atingidos com os efeitos da pandemia. Ficam disponíveis para contemplação R$ 400 mil, ao todo.
Desse valor, R$ 300 mil vieram do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado (FAC-RS), e mais R$ 100 mil dos cofres da própria prefeitura de Santa Cruz do Sul. A ideia é que sejam beneficiados os primeiros 500 inscritos no projeto.
Inscrições no auxílio emergencial da cultura
De acordo com o edital que foi publicado no site da prefeitura municipal, podem se inscrever no auxílio emergencial aqueles que se enquadram como artistas da:
- Artes circenses;
- Dança;
- Teatro;
- Artes visuais;
- Artesanato;
- Audiovisual;
- Carnaval;
- Cultura alimentar gastronomia;
- Cultura digital;
- Cultura de povos originários e tradicionais;
- Cultura popular;
- Design;
- Diversidade linguística;
- Fotografia;
- Literatura;
- Moda;
- Museus e espaços de memória;
- Música;
- Patrimônio cultural.
As inscrições seguem abertas presencialmente até ás 14h desta segunda-feira, 24. Mas atenção, pois é necessário agendar a presença por meio do site do município de Santa Cruz do Sul (acesse por aqui). Ou, através do telefone de contato: (51) 3717-3674.
Vale lembrar que para concorrer a parcela única de R$ 800 o artista deve comprovar que possuí mais de 18 anos. Além disso, deve estar ativo no Cadastrado no Cadastro Municipal de Entes e Agentes Culturais (CMEAC).
Ao agendar sua presença para inscrição diretamente no pátio da prefeitura, o cidadão deve comparecer portando os seguintes documentos:
- Formulário de inscrição – (com materiais que comprovem a atuação cultural do candidato);
- Cópia simples de documento de identificação com foto e do CPF;
- Comprovante de residência;
- Cópia da Certidão Negativa de Débito ou Documento de Regularidade para com a Fazenda Pública Municipal até 20 de março de 2020 (pessoa física).
A seleção vai usar como critério a ordem de inscrição no programa, e deve publicar a lista de aprovados a partir do dia 2 de fevereiro de 2022. O pagamento acontecerá em até 15 dias após a assinatura do contrato.