Quando realmente vale a pena utilizar programa de milhas no cartão de crédito?

Pontos-chave
  • Diversos cartões de crédito oferecem programas de milhas;
  • As milhas são obtidas conforme os gastos no cartão;
  • O interessado deve verificar se o cartão será favorável no cotidiano.

Por meio de diversos cartões de crédito, além, da possibilidade de facilitar as compras, os clientes ainda podem ganhar recompensas. Uma dessas formas é por meio dos programas de milhas. Entenda quando realmente vale a pena utilizar programa de milhas no cartão de crédito.

Quando realmente vale a pena utilizar programa de milhas no cartão de crédito?
Quando realmente vale a pena utilizar programa de milhas no cartão de crédito? (Imagem: Montagem/FDR)

 

Como modo de recompensar os gastos com cartão de crédito, certos cartões oferecem, aos clientes, oferecem as milhas de cartão de crédito — que funciona como um tipo de benefício de fidelidade. As milhas são acumuladas conforme os gastos feitos no cartão.

Quando a pessoa usa o cartão, há o acúmulo de pontos, que podem ser resgatados em forma de passagens aéreas ou descontos. A companhia aérea parceira estabelece o valor para cada milha do cartão.

Caso o interessado não consiga os pontos necessários para algum voo, pode haver a possibilidade de comprar milhas adicionais para compensar a diferença.

Vale destacar que, antes de ganhar as milhas, a pessoa deve solicitar um cartão que possua um programa de milhas. Neste sentido, é importante que o interessado verifique se o respectivo cartão se enquadra nos hábitos de consumo.

É recomendável que a pessoa escolha o provedor e bandeira que proporcionem mais benefícios — por meio de parcerias com companhias aéreas.

Como acontece o resgate das milhão de cartão de crédito

Caso o cidadão consiga acumular as milhas suficientes, será possível efetuar o resgate por um assento de avião. O número necessário de milhas pode variar conforme o dia e a hora do voo.

A depender do programa, o cidadão pode combinar milhas do cartão ou efetuar transferências entre companhias aéreas.

A forma para resgatar milhas depende do cartão que a pessoa está utilizando. Ao adquirir voo por meio da ferramenta de reserva do emissor do cartão, geralmente, a pessoa terá a possibilidade de utilizar as milhas diretamente para o voo.

De forma geral, há a possibilidade de resgatar as recompensas na mesma plataforma digital em que se confere o saldo do cartão de crédito. O emissor do cartão ainda pode ter uma plataforma a parte para o resgate das milhas.

Quando realmente vale a pena utilizar programa de milhas no cartão de crédito?

Segundo análise do Porto Seguro, em seu blog, as milhas de cartão de crédito valem a pena. Esse benefício pode acontece, especialmente, quando a pessoa considera que não precisa realizar nada a mais para viajar de avião.

Considerando que o cidadão escolha o cartão correto, será possível gastar normalmente — e obter milhas por meio dessas compras.

Caso o interessado queira acumular milhas de cartão de crédito de forma mais rápida, uma recomendação é substituir a atividade normal de cartão de débito pelo de crédito.

Para quem vale a pena o clube de milhas e qual escolher

Ao CNN Brasil Business, o jornalista Vinicius Casagrande declara que, de modo geral, o clube de milhas vale a pena somente para quem costuma viajar frequentemente, acumular pontos com gastos no cartão, e com compras em lojas parceiras.

Isso porque o grande atrativo está nos benefícios conquistados na transferência de outros programas.

De acordo com o especialista, caso a pessoa deseje usar somente os pontos conquistados pelo clube do programa de fidelidade, dificilmente a operação será vantajosa. Em grande parte dos casos, será mais benéfico o passageiro adquirir o bilhete diretamente pela companhia aérea.

O interessado ainda deve se atentar a qual clube fará parte. Antecipadamente, a pessoa deve saber o que gostaria de fazer com os pontos — e para onde deseja viajar.

Por exemplo, se o cidadão gostaria de viajar a Portugal, o clube Smiles pode não ser a melhor opção, segundo Casagrande. O motivo é que a Gol não possui voos diretos para o país. Nessa hipótese, os clubes a Azul e Latam podem ser melhores aproveitados.

De modo geral, antes da decisão, o interessado precisa se atentar aos detalhes do plano. Além disso, vale realizar as contas para decidir se o programa de milhas vale a pena.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.