- Diversos cartões de crédito oferecem programas de milhas;
- As milhas são obtidas conforme os gastos no cartão;
- O interessado deve verificar se o cartão será favorável no cotidiano.
Por meio de diversos cartões de crédito, além, da possibilidade de facilitar as compras, os clientes ainda podem ganhar recompensas. Uma dessas formas é por meio dos programas de milhas. Entenda quando realmente vale a pena utilizar programa de milhas no cartão de crédito.
Como modo de recompensar os gastos com cartão de crédito, certos cartões oferecem, aos clientes, oferecem as milhas de cartão de crédito — que funciona como um tipo de benefício de fidelidade. As milhas são acumuladas conforme os gastos feitos no cartão.
Quando a pessoa usa o cartão, há o acúmulo de pontos, que podem ser resgatados em forma de passagens aéreas ou descontos. A companhia aérea parceira estabelece o valor para cada milha do cartão.
Caso o interessado não consiga os pontos necessários para algum voo, pode haver a possibilidade de comprar milhas adicionais para compensar a diferença.
Vale destacar que, antes de ganhar as milhas, a pessoa deve solicitar um cartão que possua um programa de milhas. Neste sentido, é importante que o interessado verifique se o respectivo cartão se enquadra nos hábitos de consumo.
É recomendável que a pessoa escolha o provedor e bandeira que proporcionem mais benefícios — por meio de parcerias com companhias aéreas.
Como acontece o resgate das milhão de cartão de crédito
Caso o cidadão consiga acumular as milhas suficientes, será possível efetuar o resgate por um assento de avião. O número necessário de milhas pode variar conforme o dia e a hora do voo.
A depender do programa, o cidadão pode combinar milhas do cartão ou efetuar transferências entre companhias aéreas.
A forma para resgatar milhas depende do cartão que a pessoa está utilizando. Ao adquirir voo por meio da ferramenta de reserva do emissor do cartão, geralmente, a pessoa terá a possibilidade de utilizar as milhas diretamente para o voo.
De forma geral, há a possibilidade de resgatar as recompensas na mesma plataforma digital em que se confere o saldo do cartão de crédito. O emissor do cartão ainda pode ter uma plataforma a parte para o resgate das milhas.
Quando realmente vale a pena utilizar programa de milhas no cartão de crédito?
Segundo análise do Porto Seguro, em seu blog, as milhas de cartão de crédito valem a pena. Esse benefício pode acontece, especialmente, quando a pessoa considera que não precisa realizar nada a mais para viajar de avião.
Considerando que o cidadão escolha o cartão correto, será possível gastar normalmente — e obter milhas por meio dessas compras.
Caso o interessado queira acumular milhas de cartão de crédito de forma mais rápida, uma recomendação é substituir a atividade normal de cartão de débito pelo de crédito.
Para quem vale a pena o clube de milhas e qual escolher
Ao CNN Brasil Business, o jornalista Vinicius Casagrande declara que, de modo geral, o clube de milhas vale a pena somente para quem costuma viajar frequentemente, acumular pontos com gastos no cartão, e com compras em lojas parceiras.
Isso porque o grande atrativo está nos benefícios conquistados na transferência de outros programas.
De acordo com o especialista, caso a pessoa deseje usar somente os pontos conquistados pelo clube do programa de fidelidade, dificilmente a operação será vantajosa. Em grande parte dos casos, será mais benéfico o passageiro adquirir o bilhete diretamente pela companhia aérea.
O interessado ainda deve se atentar a qual clube fará parte. Antecipadamente, a pessoa deve saber o que gostaria de fazer com os pontos — e para onde deseja viajar.
Por exemplo, se o cidadão gostaria de viajar a Portugal, o clube Smiles pode não ser a melhor opção, segundo Casagrande. O motivo é que a Gol não possui voos diretos para o país. Nessa hipótese, os clubes a Azul e Latam podem ser melhores aproveitados.
De modo geral, antes da decisão, o interessado precisa se atentar aos detalhes do plano. Além disso, vale realizar as contas para decidir se o programa de milhas vale a pena.