Quais são as melhores seguradoras do Brasil? Pesquisa responde

Os brasileiros estão cada vez mais buscando os serviços de seguradoras, seja para sua casa, escritório, entre outros locais. Pensando nisso, a SoluCX, empresa especializada em pesquisas e Net Promoter Score (NPS), avaliou os serviços prestados pelas seguradoras no Brasil. Na liderança da satisfação dos clientes estão a Azul Seguros, HDI Seguros e Porto Seguro. Veja os detalhes.

O sistema de avaliação da empresa considera notas de 0 a 10 na possibilidade de recomendação de cada empresa. As melhores, tiveram uma média respectiva de 59,2; 58,6; e 70,4 pontos, e o destaque ficou no quesito “Qualidade de Atendimento”, com respostas positivas de 88,6% dos consumidores do setor de seguros.

Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, disse que geralmente, no início do ano, é a fase em que os brasileiros realizam o planejamento financeiro, onde costumam acontecer os famosos cortes de custos. Em sua visão, a métrica NPS faz com que seja possível diferenciar as empresas além do preço. “Saber se (o serviço) está presente de maneira positiva na percepção de um cliente em potencial ou consumidores em busca de renovação do serviço pode ser um diferencial neste momento”, disse ele ao Exame.

A avaliação da pesquisa é baseada no sistema usado em redes sociais, com “likes e dislikes”. Todos os participantes fizeram a avaliação das características do setor de seguros. A avaliação ficou da seguinte forma: 86% de reações positivas em “corretores de seguro”; 85,6% em “facilidade na cotação e renovação”; 84,7% em “canais de atendimento/canais digitais”; e 85,1% em “cobertura do plano”. 

Um item que recebeu poucas menções positivas foi “custo-benefício”, apontado por apenas 26% das respostas. Já entre detratores das marcas, a rejeição cresce para 69%.

Já sobre a avaliação das melhores empresas do setor, em quarto lugar aparece a Liberty Seguros, com uma nota média de 56,4 n NPS, no terceiro lugar, está a Tokio Marine, com 55,7; em segundo a Allianz Seguros, 54,3; e na liderança a Mapfre Seguros, 51,3.

Já no quesito popularidade, a Porto Seguro lidera com certa folga, 57,2%. Logo após aparecem a Bradesco Seguros, 47,9%; Itaú Seguros, 33,1%; Azul Seguros, 29,2%; Mapfre Seguros, 29%; Allianz Seguros; 28,8%; Caixa Seguradora, 24,8%; e Seguros Unimed, 21,8%.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.