Dificuldade para obter crédito? Empresa lança cartão sem restrições

Nesta segunda, 17, a startup alt.bank liberou a lista de espera para o seu novo cartão sem limite de crédito. Na verdade, o cartão da startup tem um funcionamento similar ao dos cartões pré-pagos, sendo que é necessário depositar um valor em dinheiro para utilizar a função crédito. Porém, pode ser que daqui um tempo a operadora não exija mais esta garantia.

Este lançamento tem foco em pessoas físicas com pouco ou nenhum histórico de crédito, em especial, o público de baixa renda com perfil poupador. O usuário deste novo cartão consegue usá-lo de maneira quase imediata e faz com que a startup não tenha um grande lastro financeiro para manter a concessão de crédito.

Para chegar neste cenário positivo para ambos os lados, a empresa criou o “construtor de crédito”, a própria ferramenta de análise para conseguir beneficiar até mesmo para os  consumidores com nome “sujo. Outro ponto é o limite dinâmico, com oscilação diária, que acompanha o comportamento do cliente, através de uma tecnologia de inteligência artificial.

O alt.bank espera que os usuários do “ construtor de crédito” possam de maneira gradual  ir migrando para a função “limite dinâmico de crédito” ao passo que forem pagando em dia todas as contas. 

Desta forma, o cartão é visto pela startup como um meio de economia para quem ganha pouco. “Ao pagar o cartão integralmente todos os meses e acumular rendimentos — em vez de pagar taxas predatórias — ajudamos na saúde financeira de nossos clientes e de suas famílias”, disse Brad Liebmann, fundador da startup, ao portal Valor Investe.

O cartão deve chegar ao público no início do segundo trimestre de 2022. “Foram anos de aprendizado para entender como coletar e organizar dados para construir nosso próprio mecanismo de análise de crédito. Se fossemos fazer o que os outros fazem, não íamos atender à necessidade dos nossos clientes”, afirmou Fabio Silva, gerente regional do alt.bank no Brasil ao Startups.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.