SISU, PROUNI e FIES 2022: MEC divulga calendário de inscrições e novas regras; confira

Pontos-chave
  • MEC divulgou as datas de inscrição para os programa SISU, PROUNI e FIES 2022;
  • Apenas as datas de inscrição dos programas estudantis foram liberadas;
  • O único programa que já tem o número de vagas definido é o FIES 2022.

Os jovens e adultos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já podem começar a se preparar para a universidade. É que o Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrição para os programa SISU, PROUNI e FIES 2022. Fique atento ao calendário!

SISU, PROUNI e FIES 2022: MEC divulga calendário de inscrições e novas regras; confira
SISU, PROUNI e FIES 2022: MEC divulga calendário de inscrições e novas regras; confira (Imagem: Montagem / FDR)

A nota do Enem 2021 será divulgada em fevereiro, no dia 11. Com este resultado em mãos, os interessados poderão se inscrever não só nos programas do governo, mas também em iniciativas privadas.

Oferecidos pelo MEC, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) oferta vagas em universidades públicas estaduais e federais. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) libera bolsas de 50% e 100% em instituições privadas.

Enquanto o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) oferece condições especiais para financiar cursos de graduação em universidades privadas.

Justamente por isso, centenas de estudantes aguardam o início do processo seletivo destes programas para concorrer a uma vaga. As oportunidades são diferentes e possuem calendários distintos.

Calendário SISU, PROUNI e FIES 2022

Por hora, apenas as datas de inscrição dos programas estudantis foram liberadas. O edital de cada programa deve ser publicado ainda nesta semana no Diário Oficial da União.

  • Inscrições para o Sisu15 a 18/02
  • Inscrições para o Prouni: 22 a 25/02
  • inscrições para o Fies: 08 a 11/03

As datas foram confirmadas no Twitter do Ministro da Educação, Milton Ribeiro. O secretário executivo do MEC, Victor Godoy, compartilhou as datas e as possíveis novidades por meio de vídeo.

Sobre o SISU 2022

Ainda na mesma rede social, Milton Ribeiro informou que as demais informações como o número de vagas e as regras do processo seletivo de 2022 devem ser divulgados em breve.

O SISU 2022 acontece duas vezes ao ano, com vagas para o início de cada semestre. Trazendo oportunidades para ingresso em universidade pública.

Seu grande diferencial, comparado aos outros programas, é que as oportunidades são para todos os que participaram da edição mais recente do ENEM.

Não será exigido o comprovante de renda, ou ter estudado em escola da rede pública. Para participar da seleção basta ter obtido nota suficiente no Exame, acima de 450 pontos na prova objetiva e não ter zerado a redação.

No primeiro semestre de 2021, foram disponibilizadas pelo MEC 209,1 mil vagas para o SISU. O número não deve ser menor que este para o processo seletivo deste ano.

As inscrições, como de costume, acontecerão online no site do SISU a partir do dia 15 de fevereiro. Para participar será preciso informar o CPF e senha de acesso feitos no portal do ENEM.

PROUNI 2022

O PROUNI oferece bolsas de estudos em instituições de ensino privadas. Os candidatos poderão concorrer a 50% de desconto, ou bolsa integral com 100% de desconto. 

Para isso, precisam seguir as regras de:

  • Bolsa de 100%: ter renda bruta familiar de até 1,5 salários mínimos por pessoa;
  • Bolsa de 50%: ter renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

A classificação acontece com base na nota obtida no Enem 2021. Cursos mais inscritos e com menos número de vagas, possuem nota de corte maior. Isto é, exigem que o candidato tenha nota maior para conseguir ser classificado.

As inscrições que acontecem a partir do dia 22 de fevereiro podem ser feitas diretamente no site do Prouni.

FIES 2022

O único programa que já tem o número de vagas definido é o FIES 2022. Serão 110.925 oportunidades neste primeiro semestre do ano.

Neste programa o candidato que participou a partir da edição de 2010 do Enem tem a oportunidade de financiar seu curso superior. As taxas são menores que do mercado atual, girando em torno de 3,4% ao ano.

Aqueles que comprovarem que possuem renda familiar de até 3 salários mínimos, ainda conseguem juros zero no financiamento.

O curso pode ser totalmente financiado, e as parcelas serão pagas a partir do mês seguinte ao fim do curso, com a formação do candidato.

Mas, para concorrer, o candidato precisa usar a nota no Enem. Será necessário concorrer a vaga com base nas suas competências dentro do exame. Logo, como acontece nos demais programas, os cursos mais concorridos exigem nota maior.

Os interessados poderão se inscrever a partir do dia 08 de março, por meio do site do FIES. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]