ENEM: Quando os gabaritos oficiais e resultados serão divulgados? Veja datas

Aplicação do ENEM 2021 foi encerrada no último domingo, agora, estudantes esperam pelo gabarito e a divulgação do resultado da prova. O exame é hoje a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil.

ENEM: Quando os gabaritos oficiais e resultados serão divulgados? Veja datas
ENEM: Quando os gabaritos oficiais e resultados serão divulgados? Veja datas (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 foi encerrado no último domingo, 16, com a reaplicação das provas.

Participaram as pessoas que tiveram o pedido de reaplicação aceito, os inscritos no Enem PPL e quem teve a isenção concedida no mês de julho.

Gabarito e resultado do Enem 2021

Se você está ansioso para consultar o número de acertos e erros que fez na prova, saiba que o gabarito oficial do exame vai ser divulgado amanhã, 19, para consulta-lo basta acessar a seção de Provas e Gabaritos do portal do Inep.

Já o resultado do ENEM 2021 deve ser divulgado pelo instituto apenas em 11 de fevereiro e poderá ser consultado na Página do Participante.

É importante lembrar que os candidatos treineiros terão que aguardar um pouco para consultar o resultado, pois, para eles será disponibilizado apenas em outra data.

Até porque, os demais participantes podem usar a sua nota para concorrer a uma vaga em instituições superiores, os treineiros não.

Balanço da reaplicação do ENEM 2021

Ao todo, 340.659 estudantes estavam inscritos para participarem da reaplicação das provas.

No entanto, apenas 99.528 participantes realizaram as provas, uma abstenção de 70,6%.

Ainda segundo informações preliminares do instituto, dos 280.126 isentos do pagamento da taxa que faltaram ao Enem 2020 e realizaram inscrições no período de reabertura, apenas 66.728 (23,8%) compareceram aos locais de provas.

Enquanto que no exame destinado às pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL), das 54.2227 candidaturas, realizaram o exame 31.054 pessoas, o que representa cerca de 57,3%.

No primeiro dia de reaplicação de provas, 9 de janeiro, o índice de abstenções foi de 66,8%.

É importante lembrar que quem não participou da prova não terá a oportunidade de participar de outra reaplicação, ficando de fora do exame de 2021.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.