Macacos milionários: NFT’s de obras envolvendo chipamzés são destaque em plataforma; confira

Pontos-chave
  • Um mercado que ganhou força foi o de NFT;
  • Uma das sensações é os chimpanzés;
  • Os quadros físicos e digitais, músicas, itens de jogos, memes, fotos de momentos do esporte, domínios de sites, vídeos.

O volume de negociações de tokens não fungíveis, mais conhecidos como NFTs no OpenSea aumentaram no mês de janeiro. Os destaques foram obras envolvendo os chipamzés.

Segundo os dados divulgados pela Rchen8 na Dune Analytics, o OpenSea gerou mais de 700 milhões de dólares em volume de negociações desde o início de 2022. A segunda-feira, 3, foi o maior dia do ano após registrar um valor colossal de 255,8 milhões de dólares em volume diário.

Se observar os populares do mercado, como Wu Blockchain, afirmaram que o volume da segunda-feira, 3, foi um recorde para o OpenSea, dados anteriores postados por Rchen8 no Dune Analytics mostram que 29 de agosto atingiu o recorde histórico de 322 milhões de dólares.

No mês de dezembro, o volume mensal do OpenSea chegou a 3,24 bilhões de dólares, representando queda de apenas 5,3% abaixo de sua máxima histórica em agosto de 3,42 bilhões de dólares.

Com o mercado de NFTs já conduzindo mais de 700 milhões de dólares em volume de negociações nos primeiros quatro dias de janeiro, os recordes podem ser quebrados em breve se o ímpeto continuar ao longo deste mês.

O que pode estar contribuindo para os crescentes volumes do OpenSea é a recente mania em torno dos NFTs da Bored Ape Yacht Club e Mutant Ape Yacht Club, juntamente com uma série de outros projetos do Yuga Labs.

Os dados do CryptoSlam apontam que o Mutant Ape Yacht Club é atualmente o projeto de NFT melhor classificado em termos de volume semanal nos mercados secundários com 93,2 milhões de dólares. Os NFTs da Bored Ape Yacht Club vêm logo atrás em segundo, com 88,4 milhões de dólares.

O que pode ser uma NFT?

Os quadros físicos e digitais, músicas, itens de jogos, memes, fotos de momentos do esporte, domínios de sites, vídeos e até posts em redes sociais podem virar tokens não fungíveis.

Em 2021, o presidente do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tuíte por pouco mais de US$ 2,9 milhões como NFT. A mensagem, publicada em 21 de março de 2006, diz “just setting up my twttr” , que significa apenas configurando meu twttr.

O que são os NFTs?

O NFT é a sigla para o termo non fungible token, ou “token não fungível”. Estes,são tokens, ou seja, códigos numéricos com registro de transferência digital que garantem autenticidade aos seus donos.

Assim, eles funcionam como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, mas sim transferidos. Diferente das criptomoedas, como o Bitcoin, e vários tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.

Os NFTs podem realmente ser qualquer coisa digital, mas muito do “hype” gira em torno da arte digital. Esses podem representar virtualmente qualquer tipo de item, seja ele real ou intangível, incluindo:

– Trabalhos artísticos;

– Itens virtuais dentro de videogames, como skins, moedas digitais, armas e avatares;

– Música;

– Colecionáveis, como cards digitais;

– Ativos do mundo real tokenizados, desde imóveis e carros a cavalos de corrida e tênis de marcas famosas;

– Terrenos virtuais;

– Vídeos de momentos icônicos do esporte.

Essa digitalização de arte conquistou diversos adeptos e o mercado de NFT explodiu com mais de US$400 milhões movimentados apenas nos primeiros meses de 2021.

Como comprar NFTs?

Para realizar a compra é simples. O interessado precisa cadastrar uma plataforma, ter fundos suficientes em criptomoedas e adquirir o NFT desejado. Cada marketplace, no entanto, tem suas próprias características, e aceita ativos digitais diferentes.

OpenSea

Esse é um marketplace baseado na rede do Ethereum. Para comprar NFT por lá, é preciso usar Ether ou os tokens Wrapped Ether ([ativo=WETH]), USD Coin (USDC) e Dai (DAI). O processo, de forma resumida, funciona da seguinte forma:

Ao entrar na plataforma, basta clicar em “Explore” (Explorar) e selecionar o ativo digital desejado. Há artes, coleções, músicas etc. Depois de escolher um, é só pressionar o botão “Buy now” (Compre agora). Nesse momento, a plataforma vai pedir que você conecte uma carteira digital que suporta a rede do Ethereum já com os fundos necessários para adquirir o NFT.

Caso você ainda não tenha uma carteira, algumas opções compatíveis são MetaMask, Coinbase Wallet, Fortmatic e as compatíveis com o WalletConnect.

Após instalar a carteira, é preciso transferir para ela o valor suficiente em cripto para pagar pelo NFT.