Famosa passa por ‘perrengue’ com cartão de crédito e pede vaquinha; confira dicas para não se endividar

Pontos-chave
  • O cartão é um dos vilões na finança das pessoas;
  • Muitas pessoas acabam usando mais de um cartão e se atolando em dívidas;
  • Uma das dicas é não ter um limite maior que 50% do seu salário

Na terça-feira (11), Andressa Urach postou uma série de stories no seu instagram para mostrar a bagunça que sua casa ficou por conta das compras acumuladas que ela fez no cartão de crédito. Saiba dicas para não se endividar como a modelo.

Na publicação,ela revelou recentemente estar passando por problemas financeiros e que este é um dos motivos das brigas com o marido, Thiago Lopes.

Na semana passada Andressa já tinha usado sua rede social para pedir dinheiro aos seus seguidores e desabafou sobre a crise financeira pela qual está passando. Ela tem deixado de comprar alguns itens para a gravidez por conta da falta de dinheiro.

Como não passar por isso?

Veja algumas dicas para não passar pela mesma situação de Andressa.

Anote suas despesas

Ao anotar as despesas, você consegue entender como o seu dinheiro foi gasto.

O extrato detalhado do cartão também pode ser o seu instrumento de controle. Assim, é possível montar uma planilha para controle financeiro e analisar a qualidade dos seus gastos.Para tomar as atitudes necessárias para melhorar sua situação financeira.

Planejamento financeiro

É indicado que você tenha um planejamento financeiro antes de usar o seu cartão de crédito. Assim, você pode se programar e saber quanto pode gastar no cartão de forma a ter dinheiro para pagar o valor total da fatura na data do vencimento. Além disso, também evitará usos desnecessários do cartão, como os famosos itens supérfluos e compras emocionais.

Use apenas um cartão

Usar apenas um cartão de crédito facilita bastante nosso planejamento e controle de gastos. Quem tem mais de um cartão pode exagerar nas compras e gastar mais do que pode. Quando o limite de um cartão é atingido, algumas pessoas passam a utilizar o outro cartão, e depois o outro e  só vão perceber o estrago no outro mês, quando as faturas chegarem.

O cartão deve ter um limite

Usando cartão de crédito, você pode ter a sensação de que o dinheiro não está saindo da sua conta e isso pode te fazer comprar mais. Mas,quando a fatura chega que começa o problema.Para evitar, o limite do cartão de crédito deve ser, no máximo, 50% daquilo que você ganhar após todos os descontos.

Taxa de anuidade

Alguns cartões possuem taxas de anuidade bem elevadas. Algumas dessas anuidades chegam facilmente a R$ 800,00. 

Caso você use o cartão de crédito constantemente, pode tentar negociar essas taxas.

A cada compra que você faz, a operadora do cartão de crédito recebe um percentual referente ao valor da compra. Você pode utilizar esse argumento, dizendo que já é um bom cliente, que usa o cartão direto e já garante à operadora um bom repasse dos valores que você compra.

Os cartões internacionais apresentam anuidades mais elevadas e algumas pessoas possuem esses cartões, mesmo sem estar em condições ou ter a intenção de viajar para o exterior. 

Programas de descontos e vantagens

É mais fácil encontrar cartões de crédito com programas de recompensas e vantagens, um exemplo disso é o programa de milhas. 

Quando você compra com determinados cartões, acumula pontos que podem, posteriormente, serem trocados por milhas e passagens aéreas.

Além disso, há pontos que podem ser trocados por combustíveis ou outros produtos em geral, como eletrodomésticos, bicicletas, etc. Além disso, alguns cartões oferecem descontos de até 50% em cinemas, teatros, jogos de futebol ou em compras feitas em redes de lojas parceiras.

Fique atento para essas vantagens, assim você consegue economizar dinheiro ao realizar algumas compras e ainda consegue juntar pontos suficientes para comprar passagens de avião ou abastecer o carro. 

Pagamento mínimo da fatura

Pagar somente o valor mínimo pode tornar a sua dívida simplesmente impagável. Isso se deve ao fato do cartão ser uma das modalidades mais caras de financiamento, perdendo apenas para as financeiras.

O ideal é elaborar seu planejamento financeiro antes de comprar qualquer coisa no cartão de crédito. Assim,você não entra em uma bola de neve.