Onde os mais ricos estão investindo? Confira levantamento

Ao longo do ano passado, os investidores com mais condições financeiras aumentaram a alocação em renda fixa. De modo geral, entenda onde os mais ricos estão investindo. Os dados fazem parte do levantamento Big Data Smartbrain, do consolidador de investimento Smarbrain, ao Valor Investe.

Onde os mais ricos estão investindo? Confira levantamento
Onde os mais ricos estão investindo? Confira levantamento (Imagem: Montagem/FDR)

Em 2021, diversos investidores migraram as aplicações de renda variável para a renda fixa. O movimento acompanhou o aumento da taxa básica de juros. Ao longo do ano, a taxa Selic passou da mínima histórica, de 2% ao ano, para os atuais 9,25% ao ano.

Conforme o levantamento, a categoria de renda fixa — que abrange ativos, títulos públicos e dívida privada, além de fundos de investimentos de renda fixa —, subiu a participação na carteira média. O percentual passou de 29,8% a 30,9%, entre janeiro e dezembro de 2021.

Por outro lado, as ações — que incluem ações individuais e fundos de ações —, registrou queda de participação. A queda foi de 15,2% para 13,3%, de janeiro a dezembro do último ano.

No acumulado de 2021, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou com desvalorização de 11,93%. De qualquer modo, em dezembro do ano passado, índice tinha registrado alta de 2,85%. Esta foi a primeira elevação após o registro de cinco meses com desempenho negativo.

Dentre todos os ativos analisados, a categoria multimercados segue representando a grande parte da carteira. Apesar disso, foi observada uma diminuição na carteira média. Entre janeiro e dezembro, a queda passou de 45,5% para 43,1%.

Onde os mais ricos estão investindo

O levantamento da Smartbrain considera a base de dados da plataforma — que, diariamente, processa mais de 300 mil extratos de investimentos, e totaliza mais de R$ 200 bilhões de patrimônio considerados.

Grande parte dos investidores, que tiveram as carteiras avaliadas, é de alta renda (46%) ou private (30%). Ainda existe uma parcela dos setores de varejo (20%) e ultra high (4%).

Esta foi a participação da classe de ativos na carteira média do investidor em 2021:

  • Ações: de 15,2% em janeiro — para 13,3% em dezembro
  • Renda fixa: de 29,8% em janeiro — para 30,9% em dezembro
  • Multimercado: de 45,5% em janeiro — para 43,1% em dezembro
  • Previdência: de 5,8% em abril — para 6,2% em dezembro
  • Imobiliário: de 1,6% em janeiro — para 1,6% em dezembro
  • Outros: de 7,9% em janeiro — para 5,0% em dezembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.