VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Próximo domingo, 9, é dia decisivo para os estudantes brasileiros, pois, começa a reaplicação do ENEM. Apenas quem foi contemplado com a participação/reaplicação vai poder participar; entenda melhor.

Começa no próximo domingo, 9, a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2021, nesse ano esse momento acontecerá para um público maior do que nas outras edições.
Nos dias 9 e 16 de janeiro participarão das provas três grupos, são eles:
- Estudantes que foram prejudicados e não conseguiram fazer as provas em novembro de 202;
- Os inscritos no PPL;
- Quem solicitou a isenção no mês de julho.
Vale lembrar que para o primeiro grupo de participantes é necessário ter o perdido de reaplicação aceito para participar do exame.
O número de participantes que tiveram o pedido de reaplicação aceito não foi informado pelo INEP, responsável pela aplicação.
Por outro lado, o órgão divulgou os seguintes dados:
- 145 pessoas que tiveram isenção em 2020 se inscreveram;
- 090 pessoas privadas de liberdade se inscreveram para a versão PPL.
Como é a reaplicação do Enem?
De modo geral, a reaplicação acontece de forma bastante parecida com a aplicação regular, ou seja, as regras são as mesmas.
Isso quer dizer que o distanciamento social deverá ser respeitado, o uso de máscara também.
Além disso, aquelas regras já conhecidas também devem ser aplicadas.
Entre elas está a proibição do uso de aparelhos eletrônicos, entre outras.
A diferença central entre a reaplicação e a aplicação é que, agora em janeiro, os participantes farão apenas a prova impressa, não tendo a opção de participação no exame digital.
É importante lembrar que os itens das provas também são diferentes do que foram utilizados no exame de novembro.
Outro ponto importante é quanto ao horário, os participantes do Enem PPL devem chegar aos locais de prova as 12h30.
Enquanto que para os demais inscritos os portões serão abertos as 12h.
Local de prova do Enem 2021
Se você vai participar do exame, precisa acessa a Página do Participante e conferir o seu local de aplicação das provas.
Até porque, mesmo quem estava inscrito para a primeira aplicação pode ter atribuído um local diferente para participar do exame.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.