- Grande parte dos problemas frequentes podem ser solucionados sem precisar sair de casa;
- Algumas situações acontecem pelo alto número de acessos simultâneos;
- O usuário deve verificar se o aplicativo está atualizado na versão mais recente.
Ao utilizar o Caixa Tem, alguns usuários se deparam com erros na plataforma. Como resultado, a experiência de uso fica comprometida. Dentre os problemas encontrados, entenda alguns dos erros frequentes do Caixa Tem e como solucioná-los, segundo apurado pelo site iDinheiro.
Erros frequentes do Caixa Tem: “Não foi possível cadastrar o dispositivo”
Essa notificação pode surgir durante o cadastro no Caixa Tem por conta do grande número de acessos simultâneos. Ao encontrar este erro, a indicação é de esperar que esse número diminua. Geralmente, os horários de menor movimentação são entre 20h e 8h.
Erro “Aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo”
Para solucionar este erro, o usuário precisará atualizar o aplicativo. Isso acontece porque o app precisa ser atualizado constantemente — para funcionar de forma correta. Para isso, basta entrar na loja de aplicativos do smartphone, encontrar o Caixa Tem e clicar na opção de “atualizar”.
Erro “Nenhuma conversa encontrada”
A notificação de “nenhuma mensagem encontrada” ocorre quando acontece instabilidade no sistema. O principal motivo para esse erro é o alto número de acessos simultâneos à plataforma. Por ser um problema interno, recomendação é de sair do aplicativo e tentar novamente em outro momento.
Erro “Serviço de pagamento indisponível no momento”
Essa surge quando a plataforma da Caixa está fora do ar ou indisponível. Quando a notificação aparecer, a indicação é de verificar se a própria conexão com a internet está funcionando corretamente. Além disso, é valido conferir se o aplicativo está atualizado.
Diante do erro no pagamento de boletos pela plataforma, outra solução é reiniciar o smartphone e tentar novamente. Se nenhuma dessas opções funcione, o problema, possivelmente, acontece por questão interna. Sendo assim, será preciso aguardar a resolução da questão por parte do banco.
Erro “Bloqueio do Caixa Tem”
De forma geral, o bloqueio do app acontece por conta de problemas nos dados cadastrados — como erros no e-mail e números de documentos. Caso isso ocorra, duas opções podem aparecer: “é necessário regularizar seu acesso” ou “liberar acesso”.
Ao clicar na notificação, a pessoa será direcionada para o WhatsApp da Caixa. Assim, será necessário anexar a cópia dos documentos solicitados. Como resultado, acontecerá o desbloqueio do Caixa Tem.
Contudo, caso o usuário realize todos os passos e o aplicativo ainda continue bloqueado, será necessário comparecer a uma agência da Caixa para solucionar a questão.
Erro “The Reques is Blocked”
Em tradução livre, este problema significa “A solicitação está bloqueada”. De acordo com o Canaltech, quando essa notificação surge, a pessoa não consegue movimentar os recursos da Poupança Social Digital.
Para resolver a situação, a recomendação é de conferir se o app está atualizado para a última versão. Após isso, há a indicação de limpar os dados de cache e liberar as permissões da plataforma. Caso seja preciso, a pessoa poderá excluir o aplicativo do smartphone e baixar de novo para tentar um novo acesso.
Erro de tela em branco
Esse problema acontece quando, ao abrir o aplicativo, uma tela branca cobre o display do smartphone e não desaparece. Isso pode ocorrer porque o Caixa Tem recebe várias atualizações semanais, segundo o Canaltech.
Para solucionar o erro de tela em branco, a recomendação é de, primeiramente, desinstalar o aplicativo. Em seguida, a pessoa deverá limpar o cache do celular nas configurações do sistema operacional. Por fim, será preciso instalar o aplicativo novamente.
A sala de espera do Caixa Tem
Neste caso, não é um erro do aplicativo. Como forma de não sobrecarregar o sistema, foi criada a sala de espera virtual. Devido a isso, pode ser que o usuário não consiga acessar o aplicativo imediatamente — principalmente nos horários de pico.
Essa funcionalidade tem o objetivo de controlar os acessos, de forma a monitorar o números de pessoas ativas na plataforma do Caixa Tem. Desse modo, o banco terá mais condições de evitar instabilidades.