Réveillon: confira o que os brasileiros pretendem comprar para a virada do ano

O ano novo se aproxima e os setores do comércio e serviços já aguardam as compras de ano novo dos consumidores brasileiros. Segundo um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), juntamente com a Offer Wise Pesquisas, os brasileiros pretendem gastar R$312 com as festas de réveillon. 

A pesquisa mostrou que 51% dos entrevistados pretendem comprar roupas, acessórios e calçados para as festas de ano novo e devem gastar R$239,54 em média com este tipo de compra.

A cor da peça que será usada durante a passagem do ano é algo de extrema importância para os brasileiros mais supersticiosos. Praticante metade das pessoas deve usar a cor branca (42%), 6% amarelo e 6% azul. Por fim, 23% dos entrevistados disseram não dar importância para cor.

Outra coisa importante para os supersticiosos são as simpatias que farão parte da chegada do ano novo de 36% dos entrevistados. Grande parte deles querem ganhar mais dinheiro (18%), conseguir um emprego (8%), quitar as dívidas (8%) e emagrecer (7%).

José César da Costa, presidente da CNDL, orienta que é necessário cautela ao sair para fazer compras.

“O réveillon acontece logo na sequência do Natal e as pessoas já terão investido na celebração – seja na ceia, seja na compra dos presentes. Então, é importante planejar as despesas e fazer as contas para saber o limite dos gastos. Afinal, não tem sentido comemorar a chegada do ano endividado ou com as finanças desequilibradas”.

Sobre onde a festa será feita, 36% pretendem comemorar a chegada de 2022 em casa, 12% vão viajar e 10% pretendem ir visitar a casa de outros parentes.

Ter um controle financeiro é extremamente importante para não começar o novo ano já com dívidas acumuladas. Antes de sair para as compras tenha em mente exatamente o que pode ser gasto sem apertar ou estourar suas finanças. Faça uma lista dos itens mais importantes a serem adquiridos.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.