O lanche Big Mac, vendido pelo Mc Donald’s, não é só de comer. Saiba mais sobre esse índice que usa o preço do sanduíche para avaliar a economia.
O índice foi criado no ano de 1986, pela revista britânica The Economist e é usado na comparação dos preços do lanche que aborda as diferenças de poder de compra entre os países.
Além disso, ele serve como um indicativo da Paridade do Poder de Compra (PPC), usando como referência o hambúrguer da McDonald’s. Mesmo que feito de maneira informal, permite a comparação do poder de compra devido à presença da cadeia de fast food em grande parte do mundo
O índice para o Brasil
De acordo com os resultados divulgados pela revista em julho de 2021 apontam que o real estava subvalorizado em 22,8%. Se a taxa de câmbio estivesse em R$ 4,05 por dólar, o produto estaria sendo vendido ao mesmo valor nos Estados Unidos ou no Brasil.
Como é calculado?
Para fazer a comparação entre os países é utilizado como base o preço médio do lanche nos Estados Unidos e o preço médio em cada país.
A forma como é calculada este índice é utilizando o preço do Big Mac no país, sobre o preço nos EUA vezes a taxa de câmbio.
Por exemplo, analisando em janeiro de 2021 o Big Mac nos Estados Unidos custava US$ 5,66 e no Brasil R$ 21,90. A paridade deste produto entre os dois países medida foi de 3,87.
De acordo com o índice a subvalorização medida era de 29,6% face ao poder de compra da moeda dos norte-americanos ao adquirir este produto.
Outra forma de perceber o poder de compra através do índice é convertendo o valor do hambúrguer à mesma moeda, o dólar. Fazendo isso, vemos que o Big Mac custaria cerca de US$ 3,98 no Brasil, indicando o poder de compra inferior ao dos americanos.
Poder de compra
O poder de compra indica a capacidade das pessoas de uma região ou país adquirirem um conjunto de produtos e serviços.
A teoria da Paridade do Poder de Compra (PPC) propõe analisar as diferenças de poder de compra de cada localidade, convertidos à mesma moeda. Ela existe apenas quando toma um valor igual à unidade, ou a um valor nulo do índice Big Mac.
Os Índices de PPC são medidos por várias entidades por todo o mundo, utilizando uma cesta de bens e serviços comparáveis. Com isso é possível entender padrões de vida e produtividade em cada país e realizar comparações.
Neste índice, é utilizado um único produto relativamente parecido: o Big Mac.