Como vai funcionar o comprovante de vacinação contra COVID-19 para estrangeiros?

Governo federal passa a solicitar comprovante de vacinação contra a covid-19. Nesse domingo (12), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, esteve em uma reunião com integrantes da Casa Civil no Palácio do Planalto para determinar como será a fiscalização da vacina para os viajantes.

publicidade

Mesmo com o presidente Jair Bolsonaro se posicionando contra a obrigatoriedade da vacinação do novo coronavírus, o governo federal deverá adotar as medidas de fiscalização.

De acordo com fontes administrativas, até o fim desta semana será publicada uma portaria explicando como funcionará a cobrança da carteira de vacina para os estrangeiros.

Comprovante de vacinação

Até o momento ainda não se sabe os detalhes da operação, mas foi garantido que serão adotados protocolos de segurança. Cruz alegou que a decisão definitiva deve sair ao longo dos próximos dias, após reunião entre os ministros.

publicidade

É válido ressaltar que na semana passada o governo tinha afirmado que não exigiria a carteira de vacinação para os estrangeiros, porém eles deveriam fazer uma quarentena de cinco dias. Depois de diversas críticas, a medida foi suspensa, sob a afirmativa de custar caro e atrasar a agenda dos visitantes.

Queda na base de dados do Ministério da Saúde

Após os pronunciamentos de Bolsonaro, afirmando que não iria por uma coleira nas pessoas e que defendia o direito de ir e vir, o sistema do Ministério da Saúde no conecte SUS ficou fora do ar. A plataforma funciona justamente como uma espécie de comprovante de vacinação.

Mensalmente os governos estaduais enviam os dados para o aplicativo do governo para que eles fiquem disponíveis para a população. Questionados sobre o sumiço dos comprovantes, o Ministério da Saúde diz que está “trabalhando em todas as frentes para que todos os brasileiros consigam viajar em segurança”.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O Ministério das Relações Exteriores enviará comunicado aos países que receberão voos oriundos do Brasil informando sobre a indisponibilidade temporária do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em formato digital e que a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico poderá ser um dos documentos utilizados para comprovação de imunização”, afirmou em nota.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!