Vale a pena deixar dinheiro no FGTS? Selic aumenta liquidez do fundo de garantia

Banco Central anuncia elevação na taxa de juros e afeta rendimento do FGTS. Na última semana, o BC informou que a Selic foi elevada de 7,75% para 9,25% ao ano. Isso implica dizer que os juros do cartão de crédito, financiamentos imobiliários e a correção do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram alterados.

publicidade
Vale a pena deixar dinheiro no FGTS? Selic aumenta liquidez do fundo de garantia (Imagem: FDR)
Vale a pena deixar dinheiro no FGTS? Selic aumenta liquidez do fundo de garantia (Imagem: FDR)

Mais do que um direito trabalhista, o FGTS funciona como uma espécie de conta poupança acumulada pelo trabalhador ao longo de toda a sua jornada de atuação.

Os valores dos registros ativos e inativos passam a render pelo fundo de garantia de modo que os reajustes na Selic impliquem em acréscimos para o cidadão.

publicidade

Correções na taxa nacional de juros

Conforme anunciou o Banco Central, a Selic agora está com uma taxa de 9,25% ao ano. Isso implica dizer que os valores do FGTS terão um acréscimo em seu rendimento tendo em vista que a margem de juros nacional foi atualizada.

A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã, Maria Lucia Fattorelli, utilizou seu perfil no Twitter para falar sobre a correção da Selic. De acordo com ela:

“A falsa justificativa usada pelo Banco Central para aumentar juros está mais que descarada: subir juros não serve para controlar a inflação que existe no Brasil! As verdadeiras causas não são enfrentadas porque são parte do projeto que nos submete à condição de colônia!”.

Como a Selic interfere no FGTS?

Para poder determinar os rendimentos do FGTS, o Banco Central leva em consideração a Taxa Referencial (TR) que recorre a Selic. A TR é feita a partir dos juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN), que variam conforme a base nacional de juros.

Isso significa dizer que o aumento da Selic afeta diretamente a arrecadação do FGTS, uma vez que o fundo tem sua rentabilidade calculada em 3% ao ano a mais que a TR. Sendo essa taxa maior que zero, o rendimento pelo fundo de garantia irá aumentar.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Ou seja, o cidadão passa a ter maior lucro, pois o valor a ser dividido pelos trabalhadores ficará mais alto. Até 2020, os cidadãos tiveram uma divisão do FGTS em R$ 8,5 bilhões. A partir do acumulo do fundo, é que o BC divide a quantia entre os trabalhadores.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!