A rede social Twitter liberou no mês de setembro, um recurso batizado de “Bonificações” para fazer com que os influenciadores da plataforma ganhem gorjetas diretamente no Twitter. Por enquanto aqui no Brasil, somente o PicPay disponibiliza este tipo de transação.
No futuro, outros serviços e plataformas serão liberados, assim como pagamentos em bitcoin.
O sistema de gorjetas estava funcionando apenas nos EUA para um grupo restrito de influenciadores, porém agora, usuários dos sistemas iOS e Android podem enviar e receber pagamentos digitais.
Segundo o Twitter, a rede social não receberá nenhuma porcentagem em cima das transações.
Antes era preciso que estes usuários colocassem links externos para que seus seguidores pudessem ajudar com algum valor. Agora, tudo isso pode ser feito dentro da rede social.
“Queremos tornar mais fácil para usuários apoiarem uns aos outros além de seguir, retuítar e curtir. Hoje, estamos apresentando o Tip Jar, uma nova maneira de as pessoas enviarem e receberem gorjetas”, disse o Twitter em comunicado.
O Twitter está trabalhando em formas de deixar a plataforma mais segura, como por exemplo, um alerta para quando o usuário estiver em uma discussão mais séria. Ele vai poder sair das conversas que não queira mais participar, para evitar ofensas e xingamentos.
Além desta novidade, o Twitter liberou uma outra ferramenta que permite que os influenciadores oferecerem uma assinatura mensal para seus seguidores: o ‘Super Follows’. Os valores podem variar entre US$ 2,99, US$ 4,99 ou US$ 9,99 por mês. De início, a novidade vem sendo testada apenas nos EUA.
Como saber se um perfil pode receber gorjetas?
Para saber se um perfil já pode receber bonificações (gorjetas) confira o ícone que fica ao lado do botão “Seguir”.
Quando clicar no ícone, o usuário verá uma lista de serviços ou plataformas de pagamento que a conta ativou e partir daí, selecione a de sua preferência.
Twitter é uma rede social e um servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 280 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.