O Natal do brasileiro este ano será mais limitado, assim como o dinheiro no bolso dos trabalhadores. Ainda assim, a esperança se mantém firme de que esta será a data na qual haverá maior movimento no comércio.
Mas é preciso ter cuidado, pois o Natal não é uma data aguardada somente pelos comerciantes. É nesta época que os fraudadores entram em cena em massa, praticando atividades criminosas que caminham em conjunto com o aumento das vendas.
E justamente para evitar que você seja mais uma vítima de golpes e assegurar que tenha um Natal tranquilo, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), elaborou uma lista composta por uma série de dicas que, se forem seguidas, têm a capacidade de reduzir e, até mesmo, inibir completamente as chances de cair em um golpe, seja em compras online ou em lojas físicas.
Na oportunidade, a Febraban disse em nota que, quadrilhas especializadas costumam se aproveitar da “agitação, distração e pressão dos consumidores em finalizar a lista de presentes para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando a tática da engenharia social, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais e para o roubo de dados pessoais”, alertou.
Dicas para compras em lojas físicas
- Na circunstância de pagamentos em cartão, em hipótese alguma entregue o cartão para outra pessoa. Certifique-se de que você mesmo efetuará a transação;
- Sempre verifique se o valor que consta na máquina de cartão é o mesmo acordado na compra junto ao vender. Em caso de qualquer distinção, não digite a senha ou forneça o código de segurança antes de identificar o erro;
- Ao dar início ao pagamento com o cartão, verifique se o nome do cartão de crédito ou débito realmente é o seu. Golpistas têm o costume de trocar os cartões em momentos de distração.
Dicas para compras online
- Sempre prefira comprar em sites conhecidos, pois a segurança e garantia de que a qualidade do serviço prestado será maior;
- Confira se o endereço do site é verdadeiro, também evite clicar em links aleatórios e digitar o endereço no navegador, pois as chances de erro são maiores;
- Dê preferência ao uso do cartão virtual para compras online;
- Busque comentários de clientes antigos que já realizaram compras na plataforma desejada para ver se o feedback é positivo ou negativo;
- Jamais clique em links desconhecidos, recebidos por WhatsApp ou SMS para realizar as compras;
- Com calma e atenção, confira quais são os meios de pagamento oferecidos pelo e-commerce, e desconfie se as alternativas forem limitadas;
- Desconfie de promoções nas quais os preços estão muito abaixo do normal. Criminosos têm o hábito de se aproveitar da empolgação e ingenuidade dos consumidores para coletar dados pessoais e financeiros com o objetivo de aplicá-los em golpes;
- Jamais acesse links que solicitam a sincronização, atualização, manutenção de token, aplicativo ou cadastro do banco;
- Antes de fornecer o número do cartão de crédito ou débito, confira se você realmente está na página oficial da loja;
- Em hipótese alguma compartilha a senha de cartão ou quaisquer outras plataformas com amigos ou familiares via aplicativos de mensagens, SMS ou e-mails;
- Nunca use dados pessoais como senha, nem números repetidos ou sequenciais;
- Nunca anote senhas em papel, no celular ou no computador;
- Se tratando de pagamentos via PIX, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Caso o varejista forneça o QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento para ter certeza de que são da loja em questão, enviando o dinheiro somente após uma análise detalhada;
- No caso de pagamentos por boleto bancário, confira se a empresa beneficiária que aparece no documento é a mesma do aplicativo ou site de vendas. Se o nome da marca ou empresa for diferente, o pagamento não deve ser efetuado.