Quando tomar a 3ª dose da vacina contra Covid-19? Descubra regras do seu estado

Pontos-chave
  • No mês passado, o Governo Federal determinou a antecipação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 e ampliou o público-alvo;
  • Com isso, os estados agora divulgam o calendário de reforço para toda a população adulta;
  • Toda a população adulta, a partir dos 18 anos, poderão receber a 3ª dose da vacina, após cinco meses de completar o esquema vacinal;

No mês passado, o Governo Federal determinou a antecipação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 e ampliou o público-alvo. Com isso, os estados agora divulgam o calendário de reforço para toda a população adulta, a partir dos 18 anos.

A 3ª dose da vacina estava sendo aplicada nos profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos (pessoas com problemas no sistema imunológico). Porém, o governo decidiu ampliar esse público e reduzir o intervalo para o recebimento da dose de reforço.

Com isso, toda a população adulta, a partir dos 18 anos, poderão receber a 3ª dose da vacina, após cinco meses de completar o esquema vacinal com as duas doses. O Ministério da Saúde recomendou que seja usada a vacina da Pfizer para a dose de reforço.

Porém, caso não haja a disponibilidade desse imunizante poderão ser usadas às vacinas Astrazeneca ou Janssen. A pasta também orienta a adoção do esquema heterólogo, ou seja, que a dose adicional seja de uma vacina diferente.

A decisão para a ampliação do público-alvo e a redução do intervalo para a dose de reforço foi tomada após divulgação de um estudo da Universidade de Oxford.

Essa pesquisa mostrou que a resposta imune da vacina teve queda, principalmente, a partir do quinto mês após concluir o esquema vacinal.

Por esse motivo, o intervalo adotado foi de cinco meses. Porém, a vacina da Janssen, de dose única, tem um intervalo de dois meses. A estimativa da pasta era que 12,5 milhões de pessoas tomasse a 3ª dose no mês de novembro.

Neste mês a expectativa é que 2,9 milhões de brasileiros procurem os postos para receber a dose adicional. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a 3ª dose deve ser aplicada entre os meses de novembro de 2021 e maio de 2022.

Diante disso, a estimativa para o próximo ano é que no mês de janeiro 12,4 milhões sejam vacinadas, em fevereiro 21,8 milhões, em março 29,6 milhões, em abril 19,6 milhões e em maio 4,3 milhões.

3ª dose em Amapá

Após o anúncio do governo, o estado do Amapá definiu o esquema para aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-1 9 para a população amapaense a partir de 18 anos.

Com isso, o intervalo para a aplicação da dose de reforço ficou em 5 meses para os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac e de 2 meses para a vacina da Janssen.

3ª dose em Pernambuco

O governo de Pernambuco ampliou a idade mínima para a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19, passando a ser de 18 e 54 anos. A 3ª dose poderá ser tomada após cinco meses do encerramento do esquema com duas doses ou dose única.

Porém, os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos receberão a dose de reforço após um intervalo de quatro meses. Já as pessoas com alto grau de imunossupressão, continuarão com o intervalo de 28 dias após a última dose do esquema básico.

Aqueles que tomaram a vacina da Janssen irão receber a segunda dose do mesmo imunizante após um intervalo mínimo de dois meses. Após cinco meses, esses devem procurar os pontos de vacinação para o recebimento de mais uma dose, que será da Pfizer.

Redução do intervalo para a 3ª dose em São Paulo

O Governo de São Paulo determinou a redução do intervalo para a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19. A medida segue a recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado.

Com isso, a dose de reforço deverá ser aplicada após quatro meses de concluir o esquema vacinal com as duas doses. O novo intervalo para a 3ª dose da vacina deve ser seguida por aqueles que tomaram as duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech.

Segundo o governo estadual a medida irá atingir cerca de 10 milhões de paulistas que completaram o esquema vacinal entre os meses de julho e agosto. Aqueles que tomaram a vacina da Janssen receberão a dose de reforço do mesmo fabricante após 2 meses ou, caso não seja possível, da Pfizer.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.