Curitiba vota hoje (6) projeto que pode congelar valor do IPTU 2022

Valor do IPTU de Curitiba deve ser congelado. Nesta segunda-feira (06), a Câmara Municipal se reunirá para votar no projeto de lei que tem como finalidade determinar o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano. Pela nova proposta, a população não deveria passar por reajustes, levando em consideração o atual cenário de crise econômica.

Curitiba vota hoje (6) projeto que pode congelar valor do IPTU 2022 (Imagem: FDR)
Curitiba vota hoje (6) projeto que pode congelar valor do IPTU 2022 (Imagem: FDR)

O IPTU é um dos impostos anualmente cobrados para a população nacional. Apesar disso, sua gerencia é feita pelos governos estaduais e prefeituras que têm a liberdade para determinar o cálculo de reajustes. Em Curitiba, a população pode ter o tributo congelado pelos próximos meses.

Sem reajustes no IPTU curitibano

Devido aos impactos financeiros do novo coronavírus, com o atual cenário de crise econômica e alta na inflação, a Câmara Municipal de Curitiba avalia a possibilidade de não aumentar os valores do IPTU. A medida será analisada hoje e terá validade por todo o ano de 2022.

O texto do projeto já foi elaborado e deve ser votado em caráter de emergência. Isso implica dizer que não terá que ser aceito pelas comissões temáticas da Câmara. A autoria é do prefeito Rafael Greca (DEM), que afirma ser razoável nesse momento propor alternativas que reduzam as despesas da população.

Segundo o gestor, o ano de 2022 será ainda de retomada econômica, o que significa que as finanças ainda estarão em reajuste. Desse modo, para ele, não é razoável subir o valor do IPTU 2022 para não gerar um índice de inadimplência ainda maior.

É válido ressaltar que um dos impactos da covid-19 foi a valorização dos imóveis. Buscando por investimentos seguros, a população passou a capitalizar seus recursos nesse tipo de bem, registrando um aumento de 14% no preço dos imóveis residenciais em Curitiba, nos últimos 12 meses.

Datas de pagamento do IPTU Curitiba em 2022

  • 11 á 15 de fevereiro, pagamento da primeira parcela do imposto;
  • Segunda parcela ➟De 11 a 15 de março;
  • 11 á 15 de abril e maio ➟ Pagamento da terceira e quarta parcela do IPTU;
  • Nos meses de junho e julho, entre os dias 11 a 15 é necessário efetuar o quinto e sexto pagamento;
  • Em agosto, nos dias entre 11 e 15 ➟ Pagar a sétima parcela do imposto;
  • No mês 09, é necessário pagar a oitava parcela (Do dia 11 ao dia 15);
  • Entre os dias 11 a 15 de outubro ➟ Quitar a nona parcela IPTU;
  • Em novembro e dezembro ➟ Pagar a 10º e 11º parcela do IPTU, nos dias 11 a 15.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.