Nota de corte do SISU: Como o resultado afeta na escolha do curso?

Com o SISU você pode concorrer a uma vaga em uma instituição pública do Brasil. O sistema faz uso da nota do Enem e, com isso, possui nota de corte; entenda melhor o que é essa nossa e como ela pode influenciar na sua seleção.

Nota de corte do SISU: Como o resultado afeta na escolha do curso?
Nota de corte do SISU: Como o resultado afeta na escolha do curso? (Imagem: FDR)

O Sistema de Seleção Unificada faz todo o processo seletivo de estudantes para instituições públicas, tanto estaduais quanto federais; para isso é necessário que a universidade ou instituto faça a adesão ao sistema.

Assim como acontece com as inscrições, a adesão das instituições é feita dentro do prazo determinado pelo MEC, que para 2022 já foi encerrado.

Como a nota de corte afeta a minha escolha de cursos no SISU?

Para você entender melhor como é afetado por essa nota é necessário entender o que de fato ela é.

A nota de corte é a média mínima que um aluno precisa alcançar para poder ficar entre os selecionados à vaga.

Ela leva em consideração o número de vagas ofertadas e o número de inscritos, por isso que ela pode variar de ano em ano.

É importante frisar uma coisa, ter um desempenho no Enem igual a nota de corte do curso que você quer não te garante a vaga.

Isso porque, é provável que você encontre inscritos com médias superiores a essa nota.

Por se tratar de uma média que varia de edição para edição o estudante precisa ficar atento às últimas médias. Assim, ele terá uma base do quanto precisa para o curso que deseja.

É exatamente por essa questão que ela influencia na sua escolha de curso, pois, no SISU você não é avaliado apenas com base no seu desempenho, mas também com base no desempenho dos seus concorrentes, o que é feito através da nota de corte.

Outo ponto importante de ser lembrado é que essa média varia enquanto as inscrições estão abertas.

Isso porque, o estudante tem a opção de trocar de cursos, por isso também a necessidade de conferir constantemente a nota de corte enquanto as inscrições estão abertas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.