Sem experiência? Veja como melhorar seu currículo para o primeiro emprego

A busca pelo primeiro emprego é um grande desafio no Brasil, pois, geralmente, é necessário ter experiência profissional. Mas, você sabia que pode ter um bom currículo mesmo sem nunca ter esse quesito?

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Sem experiência? Veja como melhorar seu currículo para o primeiro emprego
Sem experiência? Veja como melhorar seu currículo para o primeiro emprego (Imagem: FDR)

Um dos primeiros requisitos que encontramos nas vagas de emprego é a experiência profissional, que geralmente é de no mínimo 6 meses.

Isso faz com que uma parcela da população, principalmente os jovens, se sinta desmotivada.

publicidade

Preparamos uma sessão de dicas para você que não possui experiência, mas está em busca de um emprego.

Tenha um foco

Provavelmente você sabe em qual área melhor se sai, invista nela. Uma dica para descobrir isso é pensar: “o que eu faria de graça e ainda estaria feliz? ”.

Ou ainda associar o que você tem mais facilidade com uma área de trabalho, por exemplo, se você é bastante comunicativo, pode buscar oportunidades no setor de atendimento, tanto presencial quanto por telefone.

Não minta!

Já falamos algumas vezes que o currículo é uma espécie de carta de apresentação.

Ou seja, ele precede você, fala de você sem a sua presença e, caso o contratante ache interessante ele te convida para uma entrevista.

Então, ser totalmente verdadeiro é um ponto importantíssimo. Afinal, ninguém quer ser contratado por uma habilidade que não possui, mas que a empresa imagina que sim.

publicidade

Pela falta de experiência você pode falar das habilidades que possui, se é comunicativo, proativo, se trabalha bem em grupo, entre outras.

Faça Cursos

Escolheu a área em que quer trabalhar? Então, busque oportunidades de se qualificar e se destacar no mercado de trabalho.

Inclusive, muitas empresas fazem o encaminhamento para o mercado de trabalho, ou seja, oferecem os cursos e também fazem a ponte entre candidato e empresa.

publicidade

Se você não sabe qual área ou curso fazer, a dica é olhar o que está em alta no mercado de trabalho. Ah, e quanto mais cursos relacionados a uma mesma área, melhor.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.