Sem experiência? Veja como melhorar seu currículo para o primeiro emprego

A busca pelo primeiro emprego é um grande desafio no Brasil, pois, geralmente, é necessário ter experiência profissional. Mas, você sabia que pode ter um bom currículo mesmo sem nunca ter esse quesito?

Sem experiência? Veja como melhorar seu currículo para o primeiro emprego
Sem experiência? Veja como melhorar seu currículo para o primeiro emprego (Imagem: FDR)

Um dos primeiros requisitos que encontramos nas vagas de emprego é a experiência profissional, que geralmente é de no mínimo 6 meses.

Isso faz com que uma parcela da população, principalmente os jovens, se sinta desmotivada.

Preparamos uma sessão de dicas para você que não possui experiência, mas está em busca de um emprego.

Tenha um foco

Provavelmente você sabe em qual área melhor se sai, invista nela. Uma dica para descobrir isso é pensar: “o que eu faria de graça e ainda estaria feliz? ”.

Ou ainda associar o que você tem mais facilidade com uma área de trabalho, por exemplo, se você é bastante comunicativo, pode buscar oportunidades no setor de atendimento, tanto presencial quanto por telefone.

Não minta!

Já falamos algumas vezes que o currículo é uma espécie de carta de apresentação.

Ou seja, ele precede você, fala de você sem a sua presença e, caso o contratante ache interessante ele te convida para uma entrevista.

Então, ser totalmente verdadeiro é um ponto importantíssimo. Afinal, ninguém quer ser contratado por uma habilidade que não possui, mas que a empresa imagina que sim.

Pela falta de experiência você pode falar das habilidades que possui, se é comunicativo, proativo, se trabalha bem em grupo, entre outras.

Faça Cursos

Escolheu a área em que quer trabalhar? Então, busque oportunidades de se qualificar e se destacar no mercado de trabalho.

Inclusive, muitas empresas fazem o encaminhamento para o mercado de trabalho, ou seja, oferecem os cursos e também fazem a ponte entre candidato e empresa.

Se você não sabe qual área ou curso fazer, a dica é olhar o que está em alta no mercado de trabalho. Ah, e quanto mais cursos relacionados a uma mesma área, melhor.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.