O primeiro processo seletivo do SISU de 2022 vai acontecer em janeiro do próximo ano. Mas, os estudantes começam a pensar na inscrição, instituição, curso que desejam e nota de corte muito antes disso.
Os cursos de medicina são dos mais concorridos em todo o país, principalmente nas instituições públicas, que são o foco do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Nele, é possível concorrer a vagas em universidades estaduais ou federais de todo o país.
Inclusive, muitas instituições já substituíram o tradicional vestibular por esse sistema de seleção que é regulado pelo Ministério da Educação e faz uso da nota do ENEM.
Notas de corte de medicina no SISU
Separamos as 12 notas de corte mais baixas do curso de medicina no SISU 2021, veja:
- Universidade Federal Rural Do Semi Árido: 771.79
- Universidade Federal De Roraima: 781.09
- Universidade Do Estado De Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado Unemat: 782.61
- Universidade Estadual Do Piauí: 784.81
- Universidade Federal Da Bahia: 785.66
- Fundação Universidade Federal Do Tocantins: 786.12
- Escola Superior De Ciências Da Saúde: 786.18
- Universidade Federal Do Delta Do Parnaíba: 786.65
- Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte: 787.33
- Universidade Federal De Catalão: 787.75
- Universidade Federal De Jataí: 788.24
- Fundação Universidade Federal Do Tocantins: 788.72
O que é nota de corte?
A nota de corte do SiSU não garante que o estudante conseguirá a vaga. Mas, ela é a menor nota que ele precisa ter conseguido alcançar para pode se inscrever no processo seletivo. O Sistema de Seleção Unificada acaba gerando dois tipos de nota de corte, são eles:
Parcial: É aquela que é calculada sempre ao final do dia, enquanto as inscrições estiverem abertas. Ela leva em consideração o “nível” dos candidatos que estão se inscrevendo naquele curso.
Final: É a última nota de corte, calculada quando as inscrições são encerradas e não haverá mais oscilação entre o nível dos inscritos. Essa é de fato a nota considerada pelo Sistema e que acaba sendo o critério de seleção.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.