Questão do Enem envolvendo Copa do Brasil confunde estudantes e professores

Pedidos para anular questão do Enem é feito por estudantes que fizeram a prova e também por professores. A questão problemática é de análise combinatória e estava na prova de matemática.

Questão do Enem envolvendo Copa do Brasil confunde estudantes e professores
Questão do Enem envolvendo Copa do Brasil confunde estudantes e professores (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio já foi aplicado, mas continua a ser alvo de debate.

Agora, uma das questões da prova de matemática, aplicada no último domingo (28), está sendo questionada por professores e participantes do exame.

A pergunta era de análise combinatória e probabilidade e usava os times campeões da Copa do Brasil até 2018. Na prova rosa ela era questão de número 157, na azul a 138155 da prova cinza e 178 da prova amarela.

Questão do Enem anulada?

Após os participantes reclamarem da questão, o G1 ouviu professores de 6 cursinhos preparatórios e eles foram unanimes ao afirmarem que a pergunta não tinha uma resposta correta.

Para contextualizar, a questão apresentava 15 times de futebol e pedia que os participantes assinalassem a expressão que representasse a quantidade de painéis possíveis que a CBF poderia montar.

Para isso algumas regras teriam que ser seguidas, como apenas um time gaúcho na primeira linha.

Os professores consultados pelo G1 afirmam que essa é uma questão polêmica e que ela está passível de ser anulada.

Pois, não há uma resposta completamente correta, o que se tem é uma alternativa que se aproximaria da resolução.

“No texto, ele diz que vai colocar no painel tanto o brasão, quanto o nome do time e ano. Só que a partir do momento que ele coloca o ano, são 30 anos diferentes. Então, não haveria repetição, por exemplo, do título do Grêmio de 89 com o título do Grêmio de 94. Seriam títulos diferentes. Daí considerando que são valores diferentes, a gente não conseguiria encontrar, fazendo os arranjos necessários, uma alternativa correta”, comenta Thiago Galrão, professor de matemática do Colégio e Curso AZ.

Representantes de alguns cursinhos, como o Anglo, já informaram que vão recomendar ao INEP que essa questão seja anulada.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.