UEMG anuncia vestibular em 2022 e menos vagas usando o SISU

Em reunião, a UEMG decidiu voltar a adotar o tradicional vestibular para ingresso já no próximo ano. Além disso, a instituição definiu a porcentagem de vagas que destinará a cada modalidade de ingresso.

UEMG anuncia vestibular em 2022 e menos vagas usando o SISU
UEMG anuncia vestibular em 2022 e menos vagas usando o SISU (Imagem: FDR)

No último dia 12 de novembro o Conselho Universitário da UEMG aprovou a distribuição de vagas para o ano de 2022, serão duas formas diferentes de ingresso na instituição: Vestibular e SISU.

Formas de ingresso na UEMG

Em 2022, o percentual de vagas da instituição no Sistema de Seleção Unificada vai ser de 25%. O SISU faz uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio e tem todo o processo seletivo organizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o Vestibular da Universidade Estadual de Minas Gerais, que a instituição tinha deixado de adotar há alguns anos, serão destinadas a maior parte das vagas.

Ou seja, 75%, dentro dessa modalidade a distribuição das vagas vai acontecer da seguinte forma:

50% das vagas para os inscritos no Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos (Procan), ele é um sistema de reserva de vagas que atende aos candidatos dos seguintes grupos sociais:

Negros, quilombolas, pessoas com deficiência ou que sejam egressas de escola pública e tenham baixa renda, além da população indígena ou dos povos ciganos.

O objetivo é possibilitar maior inserção dessas pessoas no ensino superior, o que, consequentemente, diminuiria a desigualdade social.

20% das vagas destinadas à inclusão regional, essa porcentagem é destinada para as pessoas que cumpram, ao mesmo tempo, os seguintes critérios:

Morar no estado de Minas Gerais e ter cursado o Ensino Médio em instituições de ensino públicas mineiras (municipais, estaduais ou federais).

Com essa oferta a Universidade Estadual de Minas Gerais deve permitir que os mineiros não precisam sair do seu estado natal em busca de estudo de nível superior.

5% das vagas para a ampla concorrência, que deve atender aos demais candidatos que não são inseridos nos outros requisitos.

Tanto para o vestibular quanto para o SISU os interessados terão que aguardar as publicações dos editais de seleção.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.