IPTU de Manaus vai custar menos para quem usar créditos da Nota Fiscal

Prefeitura de Manaus lança programa para baratear a cobrança do IPTU. A chegada de um novo ano significa que a população deve ficar atenta as cobranças do Imposto Predial e Territorial Urbano. Quem estiver utilizando o CPF na nota fiscal poderá ser beneficiado com até 50% de desconto.

IPTU de Manaus vai custar menos para quem usar créditos da Nota Fiscal (Imagem: FDR)
IPTU de Manaus vai custar menos para quem usar créditos da Nota Fiscal (Imagem: FDR)

Anualmente o cidadão precisa quitar seu IPTU. O imposto é destinado para todos os proprietários ou locatórios de algum imóvel que esteja registrado nas imediações da prefeitura de seu município. Em Manaus o uso do CPF nas notas fiscais será transformado em um benefício.

Como reduzir o valor do IPTU em Manaus

Normalmente, ao ir há centro de compras como farmácias, supermercados e demais serviços, os clientes são questionados se desejam por o CPF na nota. Quem aderiu ao programa com recorrência em 2021 será surpreendido de forma positiva em 2022.

A prefeitura afirmou que a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) irá permitir a solicitação de créditos para abatimento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. No entanto, o titular deve fazer isso até a próxima terça-feira (30).

De acordo com as informações da gestão municipal, o cidadão pode creditar 20% do seu ISS gerado nas notas fiscais, desse modo seu IPTU deve ser barateado em até 50%.

É válido ressaltar que o imóvel em débito não precisa ter a mesma titularidade do CPF na nota fiscal. Isso significa dizer que o cidadão pode creditar mais de um sistema de notas para acumular os descontos e reduzir a cobrança.

Para fazer a portabilidade dos créditos o cidadão precisa acessar o site http://creditoiptu.manaus.am.gov.br, até o dia 30 de novembro.

Validade das notas fiscais

É importante ficar atento, pois os créditos serão válidos por cinco anos. Ou seja, todo o uso do CPF durante esse período poderá ser convertido na nota fiscal para o ISS.

O subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da informação (Semef), Armínio Pontes, afirmou que os documentos fiscais emitidos pelas empresas optantes do Simples Nacional e por empresas com imunidade tributária, como é o caso de algumas escolas, não serão contabilizados na conversão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.